Pular sobre objetos (Iniciantes)
Esse é meu segundo tutorial, é um sistema simples, onde você pode saltar sobre um objeto ou algo que esteja bloqueando seu caminho, como uma pedra ou um buraco no chão cheio de lava, de forma automática, ou seja, apenas andando contra o mesmo. Assim como fiz com os tutorias que publiquei e os que vou publicar colocarei varias imagens para auxiliar na aprendizagem de quem está iniciando nessa ferramenta, no final do tutorial estarei disponibilizando a demo do sistema.
Veja abaixo como funciona esse sistema:
1º Passo.
Crie um evento em qualquer parte do mapa, selecione um gráfico, que no caso utilizei o de uma pedra, em Prioridade coloque Junto ao herói, e em Iniciar quando coloque Ao tocar evento (assim como está na imagem abaixo).
2° Passo
Agora vamos colocar os comando do evento, primeiro teremos que colocar as condições, ou seja, o que o personagem fará junto ao evento como decidimos no 1° passo para que o pulo ocorra. Insira um novo comando de evento, na primeira aba ali na área Comando de Sistema selecione Condições, nessa nova janela vá para a segunda aba selecionePersonagem e crie um comando desse para cada direção (conforme imagem abaixo).
As quatro condições:
3° Passo
Agora que definimos as condições, iremos definir a ação que ocorrera quando forem realizadas as condições, ou seja, o pulo em si. Seguiremos a ordem da imagem acima para definir o movimento do pulo (Abaixo, Acima, Esquerda e Direita. Insira um comando de evento dentro da primeira condição, vá na segunda aba em Comando de Evento selecioneMover Evento.
A imagem abaixo é a tela onde definiremos a posição que o personagem ira pular ao realizar a condição, ou seja, a condição abaixo ocorrera quando você estiver junto ao evento e apertando o botão para baixo, isso fará com o personagem pule sobre o objeto na mesma direção que você esta. Selecione Pular...
Os valores de X e Y irão variar conforme a condição na qual você esta inserindo o comando:
seguindo a ordem da imagem os valores de X e Y serão o seguinte.
Ficara assim o seu Editor de Eventos;
Para fazer o download da demo clique no botão abaixo (via servidor Mediafire).
Qualquer critica ou sugestão será bem vinda, pois assim como vocês eu também estou aprendendo.
Se quiserem esse tutorial em PDF, manda-me uma mensagem que atenderei o mais rápido possível.