Aqui venho eu postar sobre alguns sistemas que eu inventei perfeito para iniciantes(são tão fáceis, práticos e úteis que eu penso como niguem pensou nisso antes?), noobs e para você e para mim, então peço que comentem e que deixem suas opiniões.
Sistema de Cut
Criador por:Game freak(Brinks, eu msm) Incompatibilidade:nenhuma
Engine:A que eu uso é Rpg maker Vx
Dificuldade:Se tiver paciencia é mto simples. Créditos:a mim
Esse sistema se assimila ao cut de pokemon, basta ter uma arma equipada, mas tbm vou ensinar uma maneira de fazer um intem para cortar.
Primeiro crie um evento assim:
(Img 1)
Ai criem uma segunda página assim:
(Img 2)
Criem um evento acima desse assim:
(Img 3)
E uma segunda página assim:
(Img 4)
Ficará assim:
(Img 5)
Então explicando:
Vc cria um evento com a base de uma árvore desgastada, e coloca uma msgm qualquer, dpois coloca "Atacar com arma?" dpois bota duas escolhas, Sim e não, sendo que não encerrará o evento. Em sim basta colocar igual a imagem, a animação de um corte, dpois apagar evento temporário,logo após uma switch que nomeei de árvore decadente é ativada, com essa switch ativada a nova página do evento também é, logo a base desaparece, mas e o topo, basta criar um evento com o topo da árvore com prioridade acima do herói, a segunda página é ativada com a switch árvore decadente on.
Se quiser pode criar um intem chamado machado,machadinha,serra etc. ela servirá para cortar a árvore, no caso você modifica uma parte do evento depois da escolha Sim, pouca coisa, basta colocar Condição:(intem) obtido(Caso queira criar uma habilidade para isso bote condição:habilidade Cut aprendida). na exeção coloque: não tenho como cortar a árvore, ou deixe em branco se quiser, isso também serve como um sistema de lenhador, basta colocar adicionar intem-lenha(ou madeira)+1 antes de ativar a switch arvore decadente, esse sistema funciona com pequenos arbustos também, basta ignorar a parte de cima e caso queira que em vez da árvore sumir ficar o toco, basta que na segunda página da base da árvore em vez de deixar o sprite em branco use o toco que já vem no rtp no tilsetB
Pf comentem logo logo postarei um segundo sistema de árvores armadilhas.