Eu dediquei esse tutorial para os mais Noobs Novatos no RPG Maker, vejam a imagem abaixo:
Eles estão em numeração então preste atenção:
1. Lista dos Monsters: Onde esta os monsters que você pode organizar seus monsters.
2. Nome do Inimigo: é ai onde você pode colocar o nome do seu monstro, invente bem o nome do seu monstro, por exemplo: aquele monstro de capacete de cruz é um Metaurr (das Series Megaman) se você conheceu bem o nome do monstro de onde você viu coloque bem.
3. Valor da Habilidade: onde você coloca seus atributos no inimigo, pois cuidado! se o inimigo for pequeno coloque pouco, de acordo com tamanho do inimigo coloque bem!
4. Ganhar: se você matar esse inimigo podera ganhar os seguintes atributos: Dinheiro: o dinheiro que você ganha
EXP: Experiencia.
Item: o item que você quer mas se o inimigo for pequeno tente um item fraco.
Chance de Obter: Quanto mais porcento, mais chance de conseguir o item.
5. Selecionar Gráfico de Inimigo: Ai no porta retrato mostra um Metaurr das Series Megaman, Então pegue uma imagem que seja do RTP ou importada dos monstros, então insira o seus monstros, mas veja bem, seu tem que ser um tema ou mais, se medieval e colocar monstros de Megaman assim ficara sem sentido, use monstros que podem combinar melhor no seu jogo; A opção Trans. deixara seu Monstro transparente (se for fantasma por acaso ), A opção Voador deixara seu inimigo voando, so se tiver asas ou jatos.
6. Efeito da Condição: Ai mostra a fraquesa da condição que pode perder mais HP na batalha (Esse efeito so acontece se atingindo com uma arma ou magia dependendo da condição)
7. Efeito do Atributo: é o mesmo de cima mas com o atributo por exemplo: Espada, Lança, Contusão, etc.
8. Ações Padrão: essa é ação que o inimigo pode fazer na batalha, por exemplo do meu Metaurr ele so pode atacar, mas pode adicionar muitas coisas, é so pensar
9. Opções: Esta eu nem sei.
10. Chance de Dano Critico: A chance de dano Critico que o monstro pode fazer, o dano critico pode duplicar o dano em x2, mas não exagere!
11. Finalmente a ultima parte! Max. Inimigos: O você pode colocar o maximo de monstros no seu game!
Bem eu termino por aqui, espero que tenha ajudado, para mais duvidas poste aqui no topico.