Oi...
Eu estava aqui em casa sem fazer nada
Quando pensei que tal mover uma pedra usando um personagem preso em um quadrado
Com uma porta na frente
Ai eu tive a ideia a seguir :
1 - Passo Crie um mapa de qualquer tamanho mais certifique-se que o boneco vai estrar preso entre 4 pisos.
2 - Passo em cada piso crie um evento
Exemplo : Piso da direita
Condiçao: Pressionar Tecla Direita
<> Mover Evento Pedra , Aguardar ate o fim
Reproduzir SE Slash 80,100
<> Mover A Direita
Exemplo : Piso de cima
Condiçao: Pressionar tecla cima
<> Mover Evento Pedra , Aguardar ate o fim
Reproduzir SE Slash 80,100
<> Mover A Direita
Exemplo : Piso da esquerda
Condiçao: Pressionar Tecla Esquerda
<> Mover Evento Pedra , Aguardar ate o fim
Reproduzir SE Slash 80,100
<> Mover Esquerda
Exemplo : Piso de baixo
Condiçao: Pressionar Tecla baixo
<> Mover Evento Pedra , Aguardar ate o fim
Reproduzir SE Slash 80,100
<> Mover A baixo
Ai você cria uma area do mapa do lado direito
Fechado com obstaculos e uma pedra.
Quando você pisar em um piso correspondente
Exemplo : Piso de cima.
A Pedra vai mover pra cima
Piso de baixo a pedra vai mover pra baixo
Isso é util para que você possa fazer um sistema de tempo com espinhos vindo.
Ou quando o tempo acabar você morrer
Você pode expandir o tamanho do puzzle.
E tambem pode botar um botão pra ativar para que o tempo pare e você não morra com os espinhos.
Então é isso :D
é meu primeiro tutorial de eventos aqui no forum
eu nao so nenhum expert em eventos ainda estou aprendendo.