Forums » RPG MAKER 2K e 2003

Menu Personalizado [RM2k/3]

    • 683 posts
    2 de junho de 2015 17h12min40s ART

    http://brasilmaker.com/posted_img_thumbnail.php?pic_id=http%3A%2F%2Fimg152.imageshack.us%2Fimg152%2F7250%2Fimagemmenuabsbeta2td4.png

    Demo: aqui Download 
    Bem esse e o segundo tutorial que eu faço ele vai consistir de partes, uma fez por sema ele será atualizado.  Quando o tutorial for concluído ele será disponibilizado para download no site Angel Project e aqui no site em formato Word. Este menu foi espirado no menu de um jogo chamado Theads of Fate do Ps1 de 2002.

    Este menu e para jogos ABS System RPG Maker 2003/2000 !

    Parte 1. [ Chamar o Menu ]

    Aqui vamos fazer o menu do RPG Maker 2003 não funcionar mais e assim o seu menu vai poder  funcionar.

    Paços a seguir: 

    1.Vá em “abrir a data base” ou aperte (F8 ) 

    2.Depois que você abril o data base procure a guia “Evento comum” (Common Event) você vai notar que em um dos lados a vários números (001, 002, 003... etc.) bem escolha uma  eu recomendo que seja o 001 para ficar  organizado. De um nome a este evento, eu vou nome alo de  “Entrar menu” essa primeira parte fica assim:



    Imagem 1.

    http://img408.images...=imagem1ku3.gif

    3.A gora que você já deu o nome do evento vamos configura ele, de lado do local aonde você colocou o nome tem um comando  chamado “Trigger” (esse e o nome em inglês eu não sei a tradução dele) clique nele e escolha a opção “Processo Paralelo” ( Parallet Process)


    Imagem 2. 

    http://img223.images...=imagem2rs2.gif

    1.Em seguida do lado da “Trigger” tem ouro comando que se chama “Trigger Switch” marque a caixa que tem e depois clique no comando em seguida vai abrir uma janela nessa janela crie um “Switch” de o nome de “entra no menu” 

    Imagem 3.

    http://img504.images...=imagem3vq9.gif

    4.Agora vamos realmente começar a configura esse comando:


    5.1 Em baixo você notou que tem um enorme espaço em branco aqui é que se  configura os comandos . Vamos começar clique a parte em branco  “<>” e vai abrir uma janela com varias abas mas eu quero que você vá na aba 3 e procure o comando chamado “Proibir menu” ( Allow/Disallow Main Mneu ) escolha a opção proibir menu . Em seguida clique “<>” abaixo do evento anterior é procure por “Definir Teclas adicionais” ( Key Input Processing ) que esta na aba 3, ao clicar neste comando ira abrir uma nova janela como essa da imagem abaixo:

    http://img370.images...=imagem4va6.gif

    Na janela clique em ”Variável” ( Ztore Key Code In )  e vai abrir mais uma janela neta janela você vai criar a sua primeira Variável de o nome de “Butão Pressionado”  aperte “OK” voltando agora para janela anterior da “Definir Teclas adicionais” ( Key Input Processing ). Deixe marcada a opção  “Esperar Tecla ser Pressionada” ( Wait Until key Pressed ) em seguida maque todas as opções do “comando teclas”( Keys to Process ) menos as duas ultimas opções “Números 0 – 9 (10 a 19 )” ( Number Keys 0 – 9 (10 – 19 ) e “Simb +,*/.( 20, 21, 22, 23, 24 )” (+,*/.( 20, 21, 22, 23, 24 ) e depois aperte “OK”.

    5.2  Ainda na aba 3 procure por “Condições IF ( Forks )” ( Conditional Branch ) clique no comando e emcigida vai abrir uma janela  marque a opção “Variável” ( Variavel)  e “Setor” (Number).

    E no  “Setor” (Number ) digite 6 , é no final da janela você tem a opção “Exceção Possível ( ELSE Case )” ( Execute Custom Handler if Condition Not Met ) marque ela é aperte “OK”.
    Vai ficar assim esse comando :




    <> Condições IF ( Forks ): Var [0001: Butão Pressionado]
    <> 
    <>  Exceção Possível ( ELSE Case )

    Agora que você vez isso, dentro dessa Condição IF ( Forks )” ( Conditional Branch ) coloque um novo comando.

    5.3  “ Chamar Picture ” ( Show Picture ) na aba 2 clique no comando e vai abrir uma janela escolha o numero da imagem eu recomendo o n°1 e em seguida escolha a imagem, nós iremos utilizar essa aqui :

    http://img153.images...enuzeba1vq9.png

    Depois marque a poção das coordenadas X = 160 e Y = 120 depois aperte “OK”

    5.4 Crie uma variável com o nome Cursor – x  marque a opção “Seta” ( Set Equal )
    e numero 30  como a imagem abaixo:

    http://img87.imagesh...=imagem5ng5.gif

    Crie outra variável mais a gora com o nome cursor  - Y marque a opção “seta” e o numero 60 

    5.5 A gora crie um novo comando “Chamar Picture” com o N°2 e coloque essa imagem aqui:

    http://img156.images...0/cursorod9.png

    mais invés de você marcar a opção coordenadas X e Y marque a opção por Variável e bote aquelas variáveis que você criou em seu respequitivos lugares  ou seja Cursor – x e Cursor – y  e aperte ‘OK”.

    5.6 A gora crie uma “Mudar Switch” com o nome de Menu em execução e aperte Ok.
    E assim termino a primeira parte do Tutorial espere pela continuarão...

    Tópico Original: http://brasilmaker.c....php?f=6&t=1575
    Autor: kduribeiro