Demo: aqui Download
Bem esse e o segundo tutorial que eu faço ele vai consistir de partes, uma fez por sema ele será atualizado. Quando o tutorial for concluído ele será disponibilizado para download no site Angel Project e aqui no site em formato Word. Este menu foi espirado no menu de um jogo chamado Theads of Fate do Ps1 de 2002.
Este menu e para jogos ABS System RPG Maker 2003/2000 !
Parte 1. [ Chamar o Menu ]
Aqui vamos fazer o menu do RPG Maker 2003 não funcionar mais e assim o seu menu vai poder funcionar.
Paços a seguir:
1.Vá em “abrir a data base” ou aperte (F8 )
2.Depois que você abril o data base procure a guia “Evento comum” (Common Event) você vai notar que em um dos lados a vários números (001, 002, 003... etc.) bem escolha uma eu recomendo que seja o 001 para ficar organizado. De um nome a este evento, eu vou nome alo de “Entrar menu” essa primeira parte fica assim:
Imagem 1.
http://img408.images...=imagem1ku3.gif
3.A gora que você já deu o nome do evento vamos configura ele, de lado do local aonde você colocou o nome tem um comando chamado “Trigger” (esse e o nome em inglês eu não sei a tradução dele) clique nele e escolha a opção “Processo Paralelo” ( Parallet Process)
Imagem 2.
http://img223.images...=imagem2rs2.gif
1.Em seguida do lado da “Trigger” tem ouro comando que se chama “Trigger Switch” marque a caixa que tem e depois clique no comando em seguida vai abrir uma janela nessa janela crie um “Switch” de o nome de “entra no menu”
Imagem 3.
http://img504.images...=imagem3vq9.gif
4.Agora vamos realmente começar a configura esse comando:
5.1 Em baixo você notou que tem um enorme espaço em branco aqui é que se configura os comandos . Vamos começar clique a parte em branco “<>” e vai abrir uma janela com varias abas mas eu quero que você vá na aba 3 e procure o comando chamado “Proibir menu” ( Allow/Disallow Main Mneu ) escolha a opção proibir menu . Em seguida clique “<>” abaixo do evento anterior é procure por “Definir Teclas adicionais” ( Key Input Processing ) que esta na aba 3, ao clicar neste comando ira abrir uma nova janela como essa da imagem abaixo:
http://img370.images...=imagem4va6.gif
Na janela clique em ”Variável” ( Ztore Key Code In ) e vai abrir mais uma janela neta janela você vai criar a sua primeira Variável de o nome de “Butão Pressionado” aperte “OK” voltando agora para janela anterior da “Definir Teclas adicionais” ( Key Input Processing ). Deixe marcada a opção “Esperar Tecla ser Pressionada” ( Wait Until key Pressed ) em seguida maque todas as opções do “comando teclas”( Keys to Process ) menos as duas ultimas opções “Números 0 – 9 (10 a 19 )” ( Number Keys 0 – 9 (10 – 19 ) e “Simb +,*/.( 20, 21, 22, 23, 24 )” (+,*/.( 20, 21, 22, 23, 24 ) e depois aperte “OK”.
5.2 Ainda na aba 3 procure por “Condições IF ( Forks )” ( Conditional Branch ) clique no comando e emcigida vai abrir uma janela marque a opção “Variável” ( Variavel) e “Setor” (Number).
E no “Setor” (Number ) digite 6 , é no final da janela você tem a opção “Exceção Possível ( ELSE Case )” ( Execute Custom Handler if Condition Not Met ) marque ela é aperte “OK”.
Vai ficar assim esse comando :
<> Condições IF ( Forks ): Var [0001: Butão Pressionado]
<>
<> Exceção Possível ( ELSE Case )
Agora que você vez isso, dentro dessa Condição IF ( Forks )” ( Conditional Branch ) coloque um novo comando.
5.3 “ Chamar Picture ” ( Show Picture ) na aba 2 clique no comando e vai abrir uma janela escolha o numero da imagem eu recomendo o n°1 e em seguida escolha a imagem, nós iremos utilizar essa aqui :
http://img153.images...enuzeba1vq9.png
Depois marque a poção das coordenadas X = 160 e Y = 120 depois aperte “OK”
5.4 Crie uma variável com o nome Cursor – x marque a opção “Seta” ( Set Equal )
e numero 30 como a imagem abaixo:
http://img87.imagesh...=imagem5ng5.gif
Crie outra variável mais a gora com o nome cursor - Y marque a opção “seta” e o numero 60
5.5 A gora crie um novo comando “Chamar Picture” com o N°2 e coloque essa imagem aqui:
http://img156.images...0/cursorod9.png
mais invés de você marcar a opção coordenadas X e Y marque a opção por Variável e bote aquelas variáveis que você criou em seu respequitivos lugares ou seja Cursor – x e Cursor – y e aperte ‘OK”.
5.6 A gora crie uma “Mudar Switch” com o nome de Menu em execução e aperte Ok.
E assim termino a primeira parte do Tutorial espere pela continuarão...
Tópico Original: http://brasilmaker.c....php?f=6&t=1575
Autor: kduribeiro