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Testar a Força [RM2k/3]

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    2 de junho de 2015 17h14min38s ART

    Leene's Square: Teste sua força


    Autor: ????

    Como funciona em "Leene`s Square"

    Quando o jogador aperta em uma daqueles brinquedos de Parque de Diversões (daqueles, que a pessoa pega um martelo e bate na base com toda a sua força, para fazer o medidor subir o máximo possível) o Herói começa a mover-se para cima e para baixo constantemente (Nota praticamente inútil: Esse movimento não é em tiles, e o Herói não mexe as pernas, então deduzi que foi feito com uma picture). O jogador deve apertar a tecla de confirmação quando o Herói estiver o mais longe possível, para que o medidor chegue ao máximo, e o Herói ganhe 5 Silver Coins.

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    Como funcionará neste tutorial

    No mapa encontram-se uma mesa e uma pessoa, uma perto da outra. Se o jogador falar com a pessoa, esta o desafiará a quebrar a mesa com suas próprias mãos.
    Nesse momento aparece na parte inferior da tela uma barra, com uma linha vertical amarela perto da borda direita; e um círculo que movimenta-se pela barra.
    O círculo movimenta-se da esquerda para a direita. Ao chegar na borda direita, ele reaparece na borda esquerda, e continua seu movimento constante.
    Quando o jogador apertar a tecla de confirmação:
    Se o círculo estiver á direita da linha amarela, a mesa é destruída e o Herói ganha R$10,00
    Caso contrário, nada.

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    Como fazer

    Primeiramente crie um mapa qualquer e adicione as seguintes figuras à pasta "Pictures" de seu projeto. (Pelo amor de Deus, use o Gestor de Arquivos!)

    Barra:

    Ponto:

    Nesse mapa crie um evento, como descrito a seguir:
    Nome: Mesa
    Condições do evento Nenhum
    Gráfico: Uma mesa normal
    Tipo de Movimento: Ficar parado
    Condição inicial de evento: Apertar tecla
    Posição do evento: Mesmo nível que o Herói
    Comandos: Nada

    Agora crie outro evento perto da mesa:Nome: Pessoa
    Condições do evento Nenhum
    Gráfico: Uma pessoa qualquer
    Tipo de Movimento: Ficar parado
    Condição inicial de evento: Apertar tecla
    Posição do evento: Mesmo nível que o Herói
    Comandos:

    <>Texto:Duvido que você quebre esta mesa com suas próprias :  :mãos... :  :Quer tentar? :  :Se você conseguir eu te dou R$10,00! <>Escolher:  Sim/Não :[Sim] Caso   <>Texto:Boa sorte! Aperte a tecla [Z] quando o ponto   :  :estiver a direita da linha amarela!   <>Mostrar Picture:  1, Barra, (160,230)   <>Mostrar Picture:  2, Ponto, (5,230)   <>Mudar Switch: [0001:Mostrando Barras]   <> :[Não] Caso   <>Texto:Tá com medo é?   <> :Fim Caso <>


    Pronto! O desafio foi feito!
    Agora vamos à parte mais mais complicada do tutorial!
    Vire a página quando estiver preparado!

    Desenvolvendo a Barra de Força

    Para fazer a Barra precisaremos de dois eventos atuando simultaneamente:
    Um para mover o círculo por sobre a barra;
    E outro para o comando "Definir teclas adicionais.

    Primeiro façamos o evento que move o círculo:
    Para não ter que criar outro evento, crie outra página no evento "Pessoa". Ela deverá ser assim:
    Condições do evento Switch: [0001:Mostrando Barras]-ON
    Gráfico: A mesma pessoa que na página 1
    Tipo de Movimento: Ficar parado
    Condição inicial de evento: Início automático (Poderia ser Processo Paralelo, mas o Herói moveria-se durante o evento)
    Posição do evento: Mesmo nível que o Herói

    Comandos:

    <>Mover Picture:  2, (X=305 & Y=230) 1.1 Segs (Esp.) <>Mudar Switch: [0002:Força ideal]Tornar-ON <>Mover Picture:  2, (X=315 & Y=230) 0.1 Segs (Esp.) <>Mudar Switch: [0002:Força ideal]Tornar-OFF <>Mover Picture:  2, (X=6 & Y=230) 0.1 Segs (Esp.)


    Nota: A Switch [0002:Força ideal] indica o melhor momento para o jogador apertar a tecla de confirmação.

    Agora vamos fazer o evento da tecla adicional:
    Poderíamos criar outra página no evento "Mesa", mas vamos criar outro evento em algum canto do mapa que não atrapalhe o Herói. Mais tarde veremos porquê.
    Nome: Definir Teclas
    Condições do evento Switch: [0001:Mostrando Barras]-ON
    Gráfico: Transparente (O tile rosa)
    Tipo de Movimento: Ficar parado
    Condição inicial de evento: Processo paralelo
    Posição do evento: Abaixo do Herói (Para não atrapalhá-lo)

    Comandos:

    <>Definir Teclas: Var[0001:Teclas Adicionais] (Opções marcadas: "Esperar ser pressionada" & "Decisão (5)" <>IF - THEN:Switch[0002:Força Ideal] - ON   <>Mudar Switch:  [0003:Destruiu a mesa!]Tornar-ON   <>Texto:Você destruiu a mesa!!   :  :Tome seus R$10,00!!   <>Mudar Dinheiro: 10 - Somar   <> Excessão - ELSE   <>Texto:Mas que pena... Você é muito fraco!!   <> :Fim Caso <>Deletar Picture: 1 <>Deletar Picture: 2 <>Mudar Switch:  [0001:Mostrando Barras]Tornar-OFF <>


    Agora abra o mapa "Mesa" e crie outra página. Na 2ª página altere apenas o seguinte:
    Condições do evento Switch: [0003:Destruiu a mesa!]-ON
    Gráfico: Uma mesa quebrada.
    O resto deixe tudo igual à Página 1

    Já descobriu porque não criamos um dos eventos em uma página no evento "Mesa"?
    Observe o que você leu a pouco:


    [...]<>IF - THEN:Switch[0002:Força Ideal]- ON   <>MudarSwitch:  [0003:Destruiu a mesa!]Tornar-ON [...]


    Qualquer um dos dois eventos que estivesse em outra página pararia quando o jogador apertasse a tecla de confirmação e o Switch [0002:Força ideal] estivesse ON.
    Entendeu?

    Essa parte é opcional:
    Crie outra página no evento "Pessoa", e altere apenas:
    Condições do evento: [0003:Destruiu a mesa!]-ON

    Comandos:

    <>Texto:Oi! :  :Tudo bem? <>


    Observação final:
    As coordenadas dos eventos das pictures referem-se à Barra que eu usei.


    Tópico Original: http://brasilmaker.c....php?f=6&t=1365
    Disponibilizado por: Fazinha