Leene's Square: Teste sua força
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Como funciona em "Leene`s Square"
Quando o jogador aperta em uma daqueles brinquedos de Parque de Diversões (daqueles, que a pessoa pega um martelo e bate na base com toda a sua força, para fazer o medidor subir o máximo possível) o Herói começa a mover-se para cima e para baixo constantemente (Nota praticamente inútil: Esse movimento não é em tiles, e o Herói não mexe as pernas, então deduzi que foi feito com uma picture). O jogador deve apertar a tecla de confirmação quando o Herói estiver o mais longe possível, para que o medidor chegue ao máximo, e o Herói ganhe 5 Silver Coins.
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Como funcionará neste tutorial
No mapa encontram-se uma mesa e uma pessoa, uma perto da outra. Se o jogador falar com a pessoa, esta o desafiará a quebrar a mesa com suas próprias mãos.
Nesse momento aparece na parte inferior da tela uma barra, com uma linha vertical amarela perto da borda direita; e um círculo que movimenta-se pela barra.
O círculo movimenta-se da esquerda para a direita. Ao chegar na borda direita, ele reaparece na borda esquerda, e continua seu movimento constante.
Quando o jogador apertar a tecla de confirmação:
Se o círculo estiver á direita da linha amarela, a mesa é destruída e o Herói ganha R$10,00
Caso contrário, nada.
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Como fazer
Primeiramente crie um mapa qualquer e adicione as seguintes figuras à pasta "Pictures" de seu projeto. (Pelo amor de Deus, use o Gestor de Arquivos!)
Barra:
Ponto:
Nesse mapa crie um evento, como descrito a seguir:
Nome: Mesa
Condições do evento Nenhum
Gráfico: Uma mesa normal
Tipo de Movimento: Ficar parado
Condição inicial de evento: Apertar tecla
Posição do evento: Mesmo nível que o Herói
Comandos: Nada
Agora crie outro evento perto da mesa:Nome: Pessoa
Condições do evento Nenhum
Gráfico: Uma pessoa qualquer
Tipo de Movimento: Ficar parado
Condição inicial de evento: Apertar tecla
Posição do evento: Mesmo nível que o Herói
Comandos:
<>Texto:Duvido que você quebre esta mesa com suas próprias : :mãos... : :Quer tentar? : :Se você conseguir eu te dou R$10,00! <>Escolher: Sim/Não :[Sim] Caso <>Texto:Boa sorte! Aperte a tecla [Z] quando o ponto : :estiver a direita da linha amarela! <>Mostrar Picture: 1, Barra, (160,230) <>Mostrar Picture: 2, Ponto, (5,230) <>Mudar Switch: [0001:Mostrando Barras] <> :[Não] Caso <>Texto:Tá com medo é? <> :Fim Caso <>
Pronto! O desafio foi feito!
Agora vamos à parte mais mais complicada do tutorial!
Vire a página quando estiver preparado!
Desenvolvendo a Barra de Força
Para fazer a Barra precisaremos de dois eventos atuando simultaneamente:
Um para mover o círculo por sobre a barra;
E outro para o comando "Definir teclas adicionais.
Primeiro façamos o evento que move o círculo:
Para não ter que criar outro evento, crie outra página no evento "Pessoa". Ela deverá ser assim:
Condições do evento Switch: [0001:Mostrando Barras]-ON
Gráfico: A mesma pessoa que na página 1
Tipo de Movimento: Ficar parado
Condição inicial de evento: Início automático (Poderia ser Processo Paralelo, mas o Herói moveria-se durante o evento)
Posição do evento: Mesmo nível que o Herói
Comandos:
<>Mover Picture: 2, (X=305 & Y=230) 1.1 Segs (Esp.) <>Mudar Switch: [0002:Força ideal]Tornar-ON <>Mover Picture: 2, (X=315 & Y=230) 0.1 Segs (Esp.) <>Mudar Switch: [0002:Força ideal]Tornar-OFF <>Mover Picture: 2, (X=6 & Y=230) 0.1 Segs (Esp.)
Nota: A Switch [0002:Força ideal] indica o melhor momento para o jogador apertar a tecla de confirmação.
Agora vamos fazer o evento da tecla adicional:
Poderíamos criar outra página no evento "Mesa", mas vamos criar outro evento em algum canto do mapa que não atrapalhe o Herói. Mais tarde veremos porquê.
Nome: Definir Teclas
Condições do evento Switch: [0001:Mostrando Barras]-ON
Gráfico: Transparente (O tile rosa)
Tipo de Movimento: Ficar parado
Condição inicial de evento: Processo paralelo
Posição do evento: Abaixo do Herói (Para não atrapalhá-lo)
Comandos:
<>Definir Teclas: Var[0001:Teclas Adicionais] (Opções marcadas: "Esperar ser pressionada" & "Decisão (5)" <>IF - THEN:Switch[0002:Força Ideal] - ON <>Mudar Switch: [0003:Destruiu a mesa!]Tornar-ON <>Texto:Você destruiu a mesa!! : :Tome seus R$10,00!! <>Mudar Dinheiro: 10 - Somar <> Excessão - ELSE <>Texto:Mas que pena... Você é muito fraco!! <> :Fim Caso <>Deletar Picture: 1 <>Deletar Picture: 2 <>Mudar Switch: [0001:Mostrando Barras]Tornar-OFF <>
Agora abra o mapa "Mesa" e crie outra página. Na 2ª página altere apenas o seguinte:
Condições do evento Switch: [0003:Destruiu a mesa!]-ON
Gráfico: Uma mesa quebrada.
O resto deixe tudo igual à Página 1
Já descobriu porque não criamos um dos eventos em uma página no evento "Mesa"?
Observe o que você leu a pouco:
[...]<>IF - THEN:Switch[0002:Força Ideal]- ON <>MudarSwitch: [0003:Destruiu a mesa!]Tornar-ON [...]
Qualquer um dos dois eventos que estivesse em outra página pararia quando o jogador apertasse a tecla de confirmação e o Switch [0002:Força ideal] estivesse ON.
Entendeu?
Essa parte é opcional:
Crie outra página no evento "Pessoa", e altere apenas:
Condições do evento: [0003:Destruiu a mesa!]-ON
Comandos:
<>Texto:Oi! : :Tudo bem? <>
Observação final:
As coordenadas dos eventos das pictures referem-se à Barra que eu usei.
Tópico Original: http://brasilmaker.c....php?f=6&t=1365
Disponibilizado por: Fazinha