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Bomba em estilo ABS

    • 683 posts
    2 de junho de 2015 17h19min36s ART

    :-D

    Bom gente, vamos ao meu 2º tutorial!
    Vocês já jogaram Zelda, daí tem uma parede rachada, vocês colocam a bomba, a parede explode e libera uma passagem secreta? É isso mesmo que nós vamos fazer!

    Ingredientes:
    Um computador;
    RPG Maker 2003 ou superior;
    E mãos [se você não quiser escrever com a língua]!
    Sprites:
    - Bomba;
    - Explosão da Bomba;
    - Parede [rachada ou não]
    - Buraco na parede aberto;

    O nosso tutorial vai ter três partes:

    1ª)A Bomba;

    2ª)A Parede;

    3ª)Sensibilidade à Bomba.

    _______________________________________________________________

    1ª Parte)A Bomba;

    Em um canto do mapa [que não dê para o herói chegar nem ver] faça um evento:

    Nome: Bomba [ou o que vocês quiserem, mas coloquem nome nos eventos para depois na hora de mover vocês saberem qual é]

    Uma página só;

    Sem condições de Evento;

    Condição inicial do evento: Processo Paralelo;

    Posição do Evento: Abaixo do herói;

    Selecionar Animação: Isso é escolha de vocês;

    Velocidade do Movimento: 3: Metade da Velocidade

    Tipo de Movimento: Ficar parado

    Gráfico: O da Bomba;

    Comandos de Eventos:

    -3ª página] Definir Teclas Adicionais:
    --Lá em "Variável", crie uma variável com o nome "Número 1" depois na outra caixa "Variável" deixe a opção "Esperar Ser Pressionada", e na Cixa "Teclas" marque a opção "Números 0-9(10 a 19)" e OK.

    -3ª página] Mudar Variável:
    --Lá em criar variável, deixe na opção "Uma" e crie uma variável com o nome "Bomba X", depois em "Operação" marque "Setar" e depois em "Operando" marque "Eventos", selecione "Este Evento" e depois "Coordenada X" e OK.

    -3ª página] Mudar Variável:
    --Faça tudo igual ao de cima mas mude tudo que usa "X" por "Y".

    -3ª página] Condições IF(Fork):
    --Na caixa "Condições IF" marque "Variável", selecione a variável "Número 1", depois selecione "Setar" e coloque o número "11" depois marque "Igual", deixe a opção "Exceção Possível(ELSE Case)" DESMARCADO e depois OK.

    Dentro do IF:

    -2ª página] Mudar Local de Evento:
    --Na caixa "Evento" marque "Este Evento, na caixa "Lugar de Movimento" marque "Por variável" Na caixa "Tomar ID de Variável" coloque as coordenadas X e Y do herói [se já sabe como fazer isso, pule direto para a parte "Voltando ao Assunto"] e dê OK.



    Aqui eu vou ensinar como fazer as Coordenadas X e Y do herói:
    Crie um evento transparente em Processo Paralelo e coloque "Mudar Variável", crie duas variáveis "Herói X" e "Herói Y", marque esta variável com o "Herói X", marque "Setar" depois marque "Eventos", "Herói" e "Coordenada X", depois faça outra variável igual a do "Herói X" só que com o "Y" e daí a variável "Herói X" será a coordenada X do herói, assim como a Y. E dê OK.


    Voltando ao Assunto:

    -2ª página] Movimento de Personagem:
    --Objeto: Este Evento;
    --Frequência de Movimento: 6;
    --Rota do Evento:
    ---Tocar SFX...: Som de Explosão;
    ---Mudar Gráfico...: Gráfico da Explosão e OK.

    -2ª página] Esperar:
    --Tempo de Espera: Depende da duração da explosão.

    Então o Evento "Bomba" deve ficar assim:

    <>Variável: [0?:Bomba X]Set , Este Evento Pos X
    <>Variável: [0?:Bomba Y]Set , Este Evento Pos Y
    <>IF - THEN:Var[0?:Número 1] - 11
    <>Local de Evento: ||||Este Evento , (V[0?],V[0?])
    <>Mover Evento: ||||||||Este Evento , Tocar SFX , Mudar CharSet
    <>Esperar: 2.0sg
    <>
    :FIM Caso
    <>

    Aqui Termina o Evento "Bomba" ------------------------------------------------------------


    2ª Parte)A Parede;

    Evento:

    Nome: Parede;

    Sem Condições do Evento;

    Gráfico: O da Parede [rechada ou não]

    Tipo de Movimento: Ficar Parado;

    Condição Inicial do Evento: Processo paralelo;

    Posição do Evento: Mesmo Nível que o Herói;

    Selecionar Animação:-----------------------

    Velocidade de Movimento: Tanto faz;

    Sem Comandos de Eventos.

    Deve ficar assim:

    <>

    XD

    Aqui termina o Evento Parede -----------------------------------------


    3ª Parte)Sensibilidade à Bomba.


    Evento:

    Nome: Sensibilidade;

    Sem Condições do Evento;

    Sem Gráfico;

    Tipo de Movimento: Ficar Parado;

    Condição Inicial do Evento: Processo paralelo;

    Posição do Evento: Abaixo do Herói;

    Selecionar Animação:-----------------------

    Velocidade de Movimento: Tanto faz;

    Comandos de Eventos:

    -1ª página] Mudar Variável [Desculpem minha distração, coloquei mudar Variável nas outras vezes com 3ª página, na verdade é na primeira...]
    --Aqui vocês vão denominar as Coordenadas X e Y da Sensibilidade do mesmo jeito que eu ensinei a fazer a do Herói.

    -3ª página] Condições IF(Fork):
    --Na caixa "Condições IF" marque "Variável", selecione a variável "Sensibilidade X", depois selecione "Variáv" e coloque a variável "Bomba X" depois marque "Igual", deixe a opção "Exceção Possível(ELSE Case)" DESMARCADO e depois OK.

    Dentro da 1ª IF:

    -3ª página] Condições IF(Fork):
    --Na caixa "Condições IF" marque "Variável", selecione a variável "Sensibilidade Y", depois selecione "Variáv" e coloque a variável "Bomba Y" depois marque "Igual", deixe a opção "Exceção Possível(ELSE Case)" DESMARCADO e depois OK.

    Dentro da 1ª e da 2ª IF:

    -2ª página] Mudar Local de Evento:
    --Na caixa "Evento" marque "Parede", na caixa "Lugar de Movimento" marque "Direção" e depois selecione o mesmo canto do mapa que não de para chegar nem ver com o Herói e dê OK.

    E Finalmente, deve ficar assim:

    <>Variável: [0?:Sensibilidade X]Set , Este Evento Pos X
    <>Variável: [0?:Sensibilidade Y]Set , Este Evento Pos Y
    <>IF - THEN:Var[0?:Sensível X] - V[0?]Igual
    <>IF - THEN:Var[0?:Sensível Y] - V[0?]Igual
    <>Local de Evento: ||||Parede, (?,?)
    <>
    :FIM Caso
    <>
    :FIM Caso
    <>

    Aqui Acaba o Evento "Sensibilidade" e também acaba o nosso Tutorial

    Até a próxima gente!
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    ScreenShots

    Modo de Edição

    Imagem Postada

    Modo de Não-Edição

    Imagem Postada



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    Esta aqui a Demo, quase perfeita, apenas por uma lag, na hora que vocês colocarem a bomba na parede esperem a bomba explodir e depois CLIQUEM na parede para ela sumir...

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