Olá, meu nome é Danilo FreitaZ. Estou aqui com meu quarto tutorial chamado:
Sistema de Hotel Realista
Idéia básica: Criar um hotel que seja tão realista quanto na vida real. Com quartos, cartões, variáveis e switchs sendo utilizados.
1- Crie um chipset de Hotel dentro do mapa. (Lembre-se que uma casinha ridícula do tamanho do herói NÃO é e NUNCA vai ser um Hotel Realista. Tente fazer de bom tamanho para dar mais realismo à sua obra).
2- Dentro do hotel haverá, basicamente, uma bancada com a recepcionista. Defina ela assim:
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<> Texto: "Olá! Aqui é a casa de repouso Aderbáldo Cajazildos, deseja algo?"
<> Mostrar escolhas: COMPRAR TICKETS / CANCELAR CARTÃO / NADA...
- Na parte de Comprar Tickets coloque:
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<> Fork Conditions- Ticket INN possuído.
<> Se sim, Texto: "Você já possui um ticket abestalhado!"
<> Se não, Texto: "Custa X reais. Deseja mesmo comprar?
<> Mostrar escolhas: SIM / NÃO
<> Se sim: Fork Conditions- Dinheiro maior que X reais
<> Se não houver dinheiro, texto: "Você não tem dinheiro o suficiente, pobretão"
<> Se haver dinheiro, texto: "Muito bem, vou fazer um cartão de entrada" (Aí coloca a mulher indo para um armário ou computador do lado, espera alguns segundos e retorna)
<> Texto: "Seu cartão/ticket foi feito! Entrada Livre!"
<> Adicionar Itens: Cartão do INN +1
- Na parte de Cancelar Cartão coloque:
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<> Fork Conditions- Cartão do INN possuído
<> Se não, texto: "Você não tem um cartão ainda, idiota"
<> Se sim, texto: "Deseja realmente cancelar seu cartão?
<> Mostrar escolhas: SIM / NÃO
<> Se sim, texto: "Muito bem, vou retirar sua ficha" (Aí coloca a mulher indo para um armário ou computador do lado, espera alguns segundos e retorna)
<> Texto: "Muito bem, seu cartão foi cancelado!"
<> Remover Itens: Cartão do INN -1
<> Mudar switch: QUARTO 1 OFF
<> Mudar Switch: QUARTO 2 OFF
<> Mudar Switch: QUARTO 3 OFF
3- A recepcionista está feita. Agora crie outra parte deste hotel (Pode ser em um andar acima... ou no porão... ou até nesta própria sala, ao lado) com portas para entrar nos quartos.
4- Antes da entrada para os quartos, deve-se colocar um segurança na frente definido assim:
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<> Fork Conditions- Cartão do INN possuído
<> Se não, texto: "Você não tem o cartão, compre-o com a recepcionista."
<> Se sim, Texto: "Permita-me, senhor" (Daí coloca o segurança indo para trás ou para o lado, ou até mesmo sumindo, se transformando num sapo, peidando e voando... sei lá, a criatividade é sua).
5- Dentro do corredor dos quartos coloque poucas portas (muitas não são necessárias, até porquê apenas seu herói fará uso delas... a não ser que a estadia num hotel seja parte de sua história, como um objetivo de cometer o assassinato de alguém num quarto, etc... coloque apenas 5 portas, sendo que 2 delas estarão "ocupadas" para tornar o jogo mais realista).
6- Em cada porta, compreende-se um switch de "quarto1 escolhido" para o caso deste quarto ser escolhido (huuuuuuuummmmmmm!). Cada uma delas terá esta definição (mas vamos utilizar o quarto1 como exemplo):
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<> Fork Conditions- Se o switch "quarto2" estiver on
<> Texto: "Você já alugou o quarto 2"
<> Fork Conditions- Se o switch "quarto3" estiver on
<> Texto: "Você já alugou o quarto 3"
<> ELSE (no final das forks):
<> Texto: "Deseja alugar o quarto UM?"
<> Mostrar escolhas: SIM / NÃO
<> Se não, texto: "Ainda tem o quarto 2, 3, 4, 5 (os dois ultimos estarão ocupados... "Trancada!")
<> Se sim, Efeito Sonoro: Item1 (ou qualquer outro de sua preferência)
<> Esperar 0.2 seg
<> Efeito Sonoro: Open1
<> Mudar Switch: QUARTO1 ESCOLHIDO ON
<> Teleporte: para o quarto do hotel (só precisará do mapa de um quarto, pois o herói só dormirá em um mesmo)
7- Agora vamos ao quarto (Opa! Lá ele).
Primeiramente lembre-se que o teleporte final para o corredor terá uma fork conditions em switch para determinar em que quarto o herói esteja (se estiver no quarto2 sairá na porta do quarto2 no corredor).
Segundamente fará-se um quarto simples (pois num hotel comum só precisa-se de cama, armário, banheiro, escrivaninha, etc...)
Terceiramente, coloque um gráfico normal de cama e defina isto:
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<> Mostrar escolhas: DORMIR / NADA...
- Se for dormir
<> Chamar Estalagem: Preço para dormir "0", Marque a opção "Curar Estados".
Assim o herói irá automaticamente dormir, sem aparecer aquela pergunta: "Custa sei lá quanto para dormir, sim?"
Pronto! O Hotel está feito. E, claro... há inovações. Sugiro algumas, para os mais avançados no RPG Maker:
Dias disponíveis :D
- Se houver sistema de Data no jogo, dá-se para fazer um sistema de Dias disponíveis no hotel também, definindo variáveis paralelas de tempo iniciadas com a criação do cartão. Fork conditions com o tempo acabado, switchs determinadas, etc... Bom para aqueles jogos bem variados.
Interfone no quarto :)
- Com este tipo de telefone será possível chamar uma camareira para as mais diversas ações: massagem especial (curar status de cansaço), entrega de almoço/jantar (curar status de fome), ou até mesmo para ter uma boa noite de sono junto com ela (se é que me entendem...).
Armário para guardar Itens ;D
- Este é bem complexo. Nem eu aprendi a fazer ainda, portano não posso explicar como. Mas pelo menos dou a idéia para aqueles que sabem... e os que desejarem aprender, procurem neste forum. Tenho certeza que já vi este sistema em algum lugar.
Estrutura mais diversificada do hotel 8)
- Para aqueles makers altamente detalhistas, sugiro que façam vários setores dentro do próprio hotel. Como o restaurante e cozinha (onde pode-se almoçar e jantar com horário definido), salas de entretenimento (saunas, piscinas que disponibilizam curar status especiais do herói ou esportes e jogos de azar que determinam habilidades no jogo), além de uma biblioteca boa para aprender técnicas e magias (os livros podem custar caro ou serem baratos, dependendo da estrutura física e econômica do hotel).
Bom, por enquanto é só.
Se surgir mais idéias sobre tal tutorial em minha cabeça, postarei rapidamente aqui.
Obrigado, ;)
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Se houver sistema de Data no jogo, dá-se para fazer um sistema de Dias disponíveis no hotel também, definindo variáveis paralelas de tempo iniciadas com a criação do cartão.
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