Oi gente! Aqui estou, outra vez, enxendo vocês com mais um Tuto XD! Que tal irmos ao que interessa?
O que será necessário?
3 Common Events
2 Switches
2 Variáveis
1 Skill
Conhecimentos Sobre Variáveis e Forks
Como funciona?
É simples. Haverá uma Skill, que eu chamei de Speed Up. Esta Skill aumenta a velocidade do seu personagem por certo período de tempo. Cada vez que você a usa há certa porcentagem de chance dela aumentar seu Skill Level, quando atinge Level 30 o tempo aumenta de 30s para 1min. Quanto atinge Level 50 passa a 1min 30s e no Level100 o tempo muda de 1min para 2min e 30s.
PS: Você poderá alterar os valores como quiser.
Começando:
Crie um Common Event chamado "Speed Up1", seu Event Start Condition deve ser "Auto Start" e ele deve ser ativado por um Switch, no meu caso, Switch "Speed".
1º Common
Crie um Forks condition ativado por Switch, crie um Switch chamado "Speed em Uso" e coloque o Forks como Switch "Speed em Uso" is On. Não esqueça de deixar a opção Add ELSE Case ativada.
Dentro do Forks
Coloque um Face Erase
Coloque um Show Message escrito: "Você já está usando Speed Up, espere o efeito acabar."
Edite da forma que quiser.
Coloque um Change MP, Fix e o Hero que você está controlando (ele que ficará mais rápido). Clique em "Increase MP" e em "Set" coloque a quantia de MP que a magia de Velocidade gastará.
PS: Se por acaso você usa Sistema de Follow para os outros Heroes com o principal, terá de criar outra página no Evento do Follower com uma velocidade equivalente à do Speed Up, caso contrário, o Follower ficará para tráz.
PS2: Se por acaso a magia não gastar NADA de MP, n é necessário fazer o passo anterior.
Coloque um Change Switch "Speed", Off Set.
Isso serviu para que o Jogador não use a magia mais de uma vez.
Na ELSE Case:
Coloque um Show Face Erase
Coloque um Show Message escrito: "SEBO NAS CANELAS!"
Edite como quiser.
Agora, coloque um Forks Condition e marque a caixa Variable. Crie uma Variável chamada Skill Up. Set=>100 "equal or greater than". Deixe a opção Add ELSE Case ativada.
Esse é o Level máximo da Skill
Dentro do Forks:
Coloque um Change Switch "Speed em Uso" On Set
Coloque um Move Event, Hero:
Speed Up
Coloque quantos quiser, mas lembre-se que a velocidade normal do Hero é 4, e o máximo do RM2k e RM2k3 é 6.
Coloque um Timer Operations, Set: 2min 30s
Esse será o tempo da Skill quando estiver Level 100
Coloque um Timer Operations, Start. Se quiser, coloque Display in Battle, mas eu não aconselho.
Coloque um Change Switch Speed Off Set
Na ELSE Case
Coloque um Forks Variable "Skill Up" Set=>50 "equal to or greater than". Dexe a opção Add ELSE Case ativada.
Este será o Level que a Skill estará para ir a 1min e 30s
Dentro do Forks:
Coloque um Change Switch "Speed em Uso" On Set
Coloque um Move Event, Hero:
Speed Up
Aqui depende... Você pode colocar o Mesmo número de Speed Up do anterior, assim, a velocidade será igual no Skill Level 50 e 100. Ou você pode colocar menos assim, a velocidade será menor no 50 e maior no 100.
Timer Operations 1min 30s
Este será o tempo da Skill no Level 50
Timer Operations Start. Se colocou "Display in Battle" anteriormente, melhor colocar aqui também.
Change Switch "Speed" Off Set
Agora é a hora que criaremos o sistema de Up Level
Crie uma Variável chamada "Up Try"
Coloque Change Variable, "Up Try" Set Random 1 a 10
Esse é a porcentagem de chance da Skill upar, ou seja, de 1 a 10 seria 10% de Chance. Altere como quiser.
Coloque um Forks Conditions Variable "Up Try" Set=10 deixe a opção Add ELSEE Case desativada.
Aqui coloque o último número que você colocou no Comando anterior, no meu caso, 10.
Opcional: Coloque um Flash Screen de 0.3s (3ms) da cor que quiser.
Opcional: Coloque um Play SE (Sound Efect) e coloque um Som legal para a Skill, eu coloquei "Escape"
Coloque um Change Variable "Skill Up" Set=+ e Operand=Random Varible: 1 a 10
Aqui é até quantos Levels a Skill upará, como podem ver, coloquei de 1 a 10. Altere como quiser.
Coloque um Show Message escrito: "Você upou sua Skill de Correr!"
Altere como quiser.
Deixe a End Case vazia.
Talvez vocês estejam confusos, aí vai uma imagem =D:
http://img39.imagesh...7/tutorialg.jpg
Deixe a End Case vazia!
Na ELSE Case:
Forks Condiotions Variable "Skill Up" Set=>30 "equal to or greater than". Deixe a opção Add ELSE Case ativada.
Aqui é o valor que a Skill deve estar para "upar" para 1min
Change Switch "Speed em Uso" On Set
Coloque um Move Event, Hero:
Speed Up
Aqui depende... Você pode colocar o Mesmo número de Speed Up do anterior, assim, a velocidade será igual no Skill Level 30 e 50. Ou você pode colocar menos assim, a velocidade será menor no 30 e maior no 50.
Timer Operations Set 1min
Tempo de duração da Skill no Level 30
Timer Operations Start. Se colocou "Display in Battle" anteriormente, melhor colocar aqui também.
Change Switch "Speed" Off Set
Change Variable "Up Try" Set=+ e em Operand: Random: 1 a 5
Porcentagem de Chance da Skill "upar", no meu caso, 1 a 5 (20%)
Crie um Forks Conditions Variable "Up Try" Set=3, deixe a opção Add ELSE Case desativada.
Opcional: Coloque um Flash Screen de 0.3s (3ms) da cor que quiser.
Opcional: Coloque um Play SE (Sound Efect) e coloque um Som legal para a Skill, eu coloquei "Escape"
Change Variable "Skill Up" Set=+ e em Operand: Random 1 a 10
Levels que a Skill pode upar, no meu caso, de 1 a 10 Levels. Edite como quiser
Show Message: "Você Upou a Skill de correr!"
Tah ficando assim?
http://img37.imagesh...9/tutorialb.jpg
Deixe a End Case vazia!
Último ELSE Case (Haleluia!)
Change Switch "Speed em Uso" On Set
Coloque um Move Event, Hero:
Speed Up
Aqui depende... Você pode colocar o Mesmo número de Speed Up do anterior, assim, a velocidade será igual no Skill Level 0 e 30. Ou você pode colocar menos assim, a velocidade será menor no 0 e maior no 30.
Timer Operations Set 0min 30s
Tempo de duração da Skill no Level inicial. Altere como quiser.
Timer Operations Start
Change Switch "Speed" Off Set
Change Variable "Up Try" Set=+ Operand: Random: 1 a 3
Porcentagem de chance da Skill "upar", no meu caso, 1 a 3 (+/- 33%)
Opcional: Coloque um Flash Screen de 0.3s (3ms) da cor que quiser.
Opcional: Coloque um Play SE (Sound Efect) e coloque um Som legal para a Skill, eu coloquei "Escape"
Change Variable "Skill Up" Set=+ Operand: Random: 1 a 10
Número de Levels que a Skill pode Upar, no meu caso, 1 a 10 Levels.
Show Message: "Você Upou a Skill de Correr!"
Veja se está desse jeito:
http://img41.imagesh...0/tutorialp.jpg
Acabou o Common 1 =D Mas calma, os próximos são bem curtinhos ^^
Crie um Common Event chamado "Speed Up 2" Coloque seu Event Start Condition como Parallel Process e deixe-o ativa do pelo Switch "Speed em Uso"
2º Common
Forks Conditions Timer 0min 0s <= "Below" deixe a opção Add ELSE Case desativada.
Dentro do Forks
Depende, se você colocou Move Event Speed Up Iguais em todos os Levels:
Move Event, Hero:
Speed Down
Coloque o número de Speed Down equivalente ao de Speed Ups.
Flash Event, Hero Cor Branca! em 0.1s (1ms)
Change Switch "Speed em Uso" Off Set
Deve ter ficado assim:
http://img35.imagesh...2/imagemhrf.jpg
Fim do 2º Common!
Se você colocou Speeds diferentes:
Forks Conditions Variable "Skill Up" Set=>100 "equal to or greater than". Deixe a opção Add ELSE Case ativada.
Dentro do Forks
Move Event, Hero:
Speed Down
Coloque o número de Speed Down equivalente ao de Speed Ups do Level 100 da Skill.
Flash Event, Hero Cor Branca! em 0.1s (1ms)
Change Switch "Speed em Uso" Off Set
Na ELSE Case
Forks Conditions Variable "Skill Up" Set=>50 "equal to or greater than". Deixe a opção Add ELSE Case ativada.
Dentro do Forks
Move Event, Hero:
Speed Down
Coloque o número de Speed Down equivalente ao de Speed Ups do Level 50 da Skill.
Flash Event, Hero Cor Branca! em 0.1s (1ms)
Change Switch "Speed em Uso" Off Set
Na ELSE Case:
Forks Conditions Variable "Skill Up" Set=>30 "equal to or greater than". Deixe a opção Add ELSE Case ativada.
Dentro do Forks
Move Event, Hero:
Speed Down
Coloque o número de Speed Down equivalente ao de Speed Ups do Level 30 da Skill.
Flash Event, Hero Cor Branca! em 0.1s (1ms)
Change Switch "Speed em Uso" Off Set
Na ELSE Case (Final):
Move Event, Hero:
Speed Down
Coloque o número de Speed Down equivalente ao de Speed Ups do Level inicial da Skill.
Flash Event, Hero Cor Branca! em 0.1s (1ms)
Change Switch "Speed em Uso" Off Set
Veja se está desse jeito:
http://img198.images...9/tutorialu.jpg
Fim do 2º Common!
Crie um Common Event chamado "Speed Up 3"
3º Common (Juro que esse é rapidinho!):
Coloque um Forks Conditions Timer 0m e 0s => Above. Deixe a opção Add ELSE Case desmarcada.
Dentro do Forks
Flash Event, Hero: Escolha a Cor que quiser em Time deixe 100s (1000ms)
Achei que não precisava de imagem, mas por precaução:
http://img34.imagesh...8/imagemdpr.jpg
Fim do 3º Common!
Agora só fica faltando a Skill, aí vamos:
Skill:
Crie uma Skill com o nome que quiser, eu coloquei "Speed Up". Em classification coloque Switch. Preencha o resto como quiser e coloque para ela Ativar o Switch "Speed".
Imagem Final \o/:
http://img20.imageshack.us/img20/6522/tutorialf.jpg
Bem, espero que ajude! Funcionou perfeitamente no meu jogo =D! Dúvidas, bugs, opiniões, comentem! Sem Flood Gente ¬¬
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