Vamos começar falando sobre atualizações(updat)
updat:método para atualizar alguma coisa, veja:
def updat @command_window.updat #caso o botão C for pressionadoif input trigger ?(Input::C)case@command_window.index when0 @command_new_gamewhen1 @command_load_gamewhen2 @command_shutdown
retirado do script Scene_title
ai esta a atualização de "Scene_Title", se uma opção é selecionada um comando acontece exemplo:você escolhe Novo jogo e o comando new_game é acionado.
Botando em pratica
Agora vamos criar uma Scene com imagens
1 declare a def main
2 coloque:IMG = #complete com a imagem de um personagem
3 coloque a cordenada x
4 coloque a cordenada y
5 uma opção sair(s1)
6 um comando de janela semelhante a do scene_title com a opção sair
7 opções adicionais a janela(opacidade, x, y,...)
8 sprite
9 BGM
10 disponibilizar a janela
11 disponibilize a imagem
12 loop do
13 atualizar (def updat) dicalembra do começo da aula ?
14 uma definição do comando sair(esta no Scene_Title)
15 criar um evento chamar script(ultimo evento do coluna 3)
teste o jogo e veja a scene
2ª etapa
vamos agora colocar mais imagens e mais atualizações, mais atualizações sim é possivel que um script tenha mais de uma atualização exemplo o Scene_Menu estude-o
Viu a mais de uma atualização, a atualização caso tal janela esteja aberta, atualização inicial agora coloque mais imagens exemplo IMG1, IMG2... organize pelo menos 2 grupos de 3 heróis cada grupo sera uma atualização, seu script devera ficar assim:
classScene_Exemplo def main @sprite= sprite.new @sprite=("Granpincs/Titlles/Titlle01") @BGM=("Audio/BGM/battle01") IMG ="personagem 01" IMG.x =00 IMG.y =00 IMG2 ="personagem02" IMG2.x =00 IMG2.y =00 IMG3 ="personagem03" IMG3.x =00 IMG3.y =00 IMG4 ="personagem04" IMG4.x =00 IMG4.y =00 IMG5 ="personagem05" IMG5.x =00 IMG5.y =00 IMG6 ="personagem06" IMG6.x =00 IMG6.y =00 s1 ="Grupo 1" s2 ="Grupo 2" s3 ="Sair" @command_window=Window_Command.new([s1, s2, s3]182) @command_window.backopacity =300 @command_window.x =00 @command_window.y =00 @command_window.dispose IMG =true IMG2 =true IMG3 =true IMG4 =false IMG5 =false IMG6 =false loop do # Atualização da tela de jogo Graphics.update # Atualizar a informaçao de entrada Input.update # Atualização dos frames update # Aborta o loop principal se a tela for alterada if $scene !=self break end end enddef updat @command_window.updat if input trigger ?(input::C) case command_window.index when0 IMG.active =true IMG2.active =true IMG3.active =true IMG4.active =false IMG5.active =false IMG6.active =false when1 IMG.active =false IMG2.active =false IMG3.active =false IMG4.active =true IMG5.active =true IMG6.active =true when2 $game_system.se_play($data_system.decision_se) @comando_sair enddef comando_sair unless@sair $game_system.se_play($data_system.buzzer_se) return end $game_system.se_play($data_system.decision_se) Audio.bgm_fade(800) Audio.bgs_fade(800) Audio.me_fade(800) $scene =nilendend
hoje falamos sobre imagens e atualizações na scenes , terminamos esse assunto aula que vem vamos falar sobre sprites