Ola, vamos comessar nossa 1ªaula de RGSS
O RGSS é uma linguagem usada para configurar o RMXP mas nem tudo você precisa delas exemplo para uma mensagem de texto no mapa você precisa de um evento, mas por script(edita-se o RGSS)você pode mudar as configurações dela no script, o RGSS configura se em inglês, mas, a textos e nomes de dados que podemos colocar em português
vamos aprender um pouco sobre a estrutura de um script, para isso veja algumas palavras essenciais para isto
class : classe
def : definição
end : fim
class é a primeira palavra a ser usada na construção de um script ela inicia alguma coisa exemplo tela_titulo e depois vem def que definem alguma da coisa presente na class, abra o editor de scripts (F11) e veja o script Scene_Gameover
classScene_Gameover#declara a classdef main #declara a def main# dados da defend#finaliza a defdef updat #declara a def updat# dados da defend#finaliza a defend#finaliza a class
tipos de class
game : la se define dados usados no jogo exemplos Game_Temp #define dados temporários
Game_System #define dados do sistema
sprites : la se define os sprites (imagens de fundo)de alguma coisa exemplos Sprite_Battle #Sprites de batalhas
Sprite_Map #Sprites de mapas
window : la se define as janelas exemplos Window_Base #define todas janelas
Window_Selectable #define janelas de opções
Scene : la se define uma tela exemplo Scene_Title #define tela de titulo
Scene_Menu #define tela de menu
interpreter : se configura os eventos
Hierarquias
No script window_selectable esta escrito
classWindow_Selectable<Window_Base
O sinal "< Window_Base" significa que esta classe é afilhada da "Window_Base" todas as janelas no RMXP(fora se você adicionou alguma) é afilahda da window_Base, no script Window_Shopcommand
classWindow_Shopcommand<Window_Selectable
Você não falou que todas as janelas do RMXP eram afilhadas da Window_Base ?
Sim todas as janelas são afilhadas da Window_Base esta é como se você uma neta
Window_Base
:..Window_Gold
:..Window_Time
:..Window_Selectable
:..Widow_Shopcommands
:..Window_Mensege
Sprite
:..Sprite_Picture
:..Sprite_Timer
:..Arrow_Base
:..Arrow_Enemy
:..Arrow_Actor
Hoje nossa aula foi teórica, Próxima aula falaremos sobre variaveis