O que são?
Como já vimos na aula passada, são o nomes dados aos scripts, para separar um do outro.
Há alguma regra?
Sim. Quando você vai fazer uma janela, na marioria dos casos a sua classe deve ser escrita asism:
classNome_do_script<Window_Base
Isso serve para ela herdar características de outro script, chamado Window_Base. Estudaremos heranças de classes mais adiante.
Como eu escrevo?
É só botar o comando 'class', que vai ficar em azul. Depois, o nome do seu script. Não é permitido usar a tecla de espaço nos nomes do script, então se o nome tiver mais de uma palavra, faça assim:
classLigando_por_traços
Mas o script pode ter qualquer nome?
Não, o nome do script não pode ser um comando, ou seja, se você escrever o nome do script e o nome ficar em azul, é porque este nome é inválido.
O que são?
São partes menores da classe, criados pelo comando 'def'. É nos métodos que ficam os comandos do script, até poruqe a maioria ods códigos não pode ser feita direto a classe. (prescisa de um método).
Pode ter qualquer nome?
Não. Se você vai fazer uma cena, (como o menu, por exemplo), tem que usar o método com o nome main, e se essa cena tiver escolhas (o menu tem), também tem que usar o método initialize.
Agora, se seu script for uma janela, use o método initialize, onde deve definir o tamanho da janela (veremos isso mais adiante), e depois o método update, onde serão escritos os textos e imagens da janela.
Como se escreve?
Use o comando 'def', (que vai ficar em azul) logo abaixo da classe. Depois, de o nome do método, sem usar espaços entre as palavras. Exemplo:
classWindow_Nome<Window_Base def initialize # Aqui criamos a janela, porém, estes comandos serão estudados # mais adiante endend
É possível "chamar" métodos?
Sim, quando escrevemos o nome do método em uma linha qualquer, ele é chamado, e os comandos dele são executados.
Quando você usa um 'chamar script', ja deve ter notado que usa o comando .new, este comando chama o método initialize. (Se for uma cena, pode chamar o método main).
Em RGSS, variáveis são muito usadas. Elas devem ser declaradas, e podem ter alguns tipos:
@nome - Variável local.
$nome - Variável global.
NOME - Variável que não muda.
Para saber o que cada uma significa, você pode dar uma lida na primeira aula.
Depois de declaradas, as variáveis podem mudar de valor, usando os comandos +, -, *, =, etc...
A sintaxe na hora de declarar as variáveis é a seguinte:
@var1=0 $var2 =1 VAR3 =2
Nesta aulas aprofundamos o nosso estudo, e acho que se não tivessemos feito isso você ia ficar meio perdido. Bom, a próxima aula ja abordará coisas mais usadas, como condições, swichtes, etc...
Obs: Apartir da próxima aula vai começar a ter tema
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