Forums » RPG MAKER VX

Primeiros Passos no RPG Maker VX

  • 12 de setembro de 2012 12h03min08s ART

    Primeiros Passos no RPG Maker VX 
    por rafaelbg 

    -------------------------------------------------------------------------------- 

    Bem galera, para quem está começando com o RPG Maker VX, você irá receber essas grandes dicas para a criação de seu RPG. 

    Como todos já sabem, o RPG Maker VX é um Software que permite fazer a criação de jogos de RPG, ou até mesmo outras plataformas de jogo, tudo dependendo de sua criatividade. 
    Antes de criar um jogo, certifique-se que tenha tudo planejado em mente, Enredo, Personagens, Itens etc... , porque serão os príncipios fundamentais para seu RPG, e principalmente a BASE de seu jogo. 

    Começamos criando um simples projeto para exemplo apenas. 

    Imagem 

    O Database (Tecla F9) : Ele é onde estára configurado todos os dados BASE do seu jogo sem isso é impossível criar um jogo. 

    Crie e defina seu Herói e Classe, suas Habilidades, armas, equipamentos e animações, tudo do jeito que foi dito logo no início. 
    A aba de sistema, é fundamental e principal para criação de um jogo, modifique o Titulo do Jogo, os sons e músicas de sistema, define as posições iniciais. 
    Imagem do Database (Sistemas) Base do seu jogo. 

    Imagem 

    Mapas. Você pode criar um número bem grande de mapas Limitados, definindo nelas as músicas e efeitos de fundo. 
    Atribua o Encontro de Inimigos, que é nada mais do que a Batalha de um RPG. 
    O Panorama pode ser utilizado em algumas ocasiões quando seu mapa tem partes transparentes, isso da um efeito bonito e bem visual no seu jogo, sempre que quiser use PAN Horizontal e PAN Vertical que é a movimentação do Panorama. 
    Dica : Sempre que for usar um mapa com panorama marque a caixa : Exibir no Editor de Mapas, isso tornará mais fácil para a visualização do panorama. 
    Dica : Utilize ferramentas Lápis, Retângulo (Preenche o local selecionado em quadrado), Círculo (Preenche redondamente) e lata de tinta (Preeche todo o local) 
    Dica 2 : Mapa Mundial, sempre deixe a opção marcada Impedir que o Herói corra, fica bem mais original no seu jogo. Também se quiser utilize a opção Loop que deixa o Mapa Ilimitado voltando dando voltas pelo mundo, como se estivesse andando sobre um planeta. 

    Mapeando : Sempre tente deixar o mapa detalhado, não utilize o Tile de Água no formato “Quadrado” no desenho de mapas, imagine se o nosso mundo os rios fossem retos ? Sería uma coisa feia não é ? Então sempre tente distorcer os rios e aguas, deixe plantas e arvores de acordo com o mapa, você não irá colocar uma arvore dentro de uma casa, só se fosse a casa do Papai noel, tente deixar o mapa menos Vazio o possível, coloque NPCs e Eventos para dar vida ao jogo, senão seria um jogo fantasma. 
    Caso de fazer Cavernas e coisas do tipo utilize o gerador de Dungeons automatico, você seleciona apenas alguns tiles e Vualar uma Dungeon foi gerada (E economizado minutos desenhando), não gostou ? Tente de novo talvez você goste na próxima. 

    Rio quadrado (Vazio) 

    Imagem 

    Rio construido (detalhado) 

    Imagem 

    Exemplo de mapa sendo mapeado (Você pode fazer melhor use sua criatividade) 

    Imagem 

    Eventos : Crie estalagens (INN), Veículos no jogo, Baús que contem tesouros, portas e teletransporte, tudo facil apenas com clique botão esquerdo do mouse (Na edição de eventos). 

    Diálogos : Tente sempre não usar linguagem de internet como “vc, cmg, blz e etc” sempre deixe um português bem claro e certo, com pontuações, vírgulas e formatação correta de parágrafo, pois isso dará uma boa impressão no jogo e fica fácil para os jogadores. 

    Mini Games : Sempre tente deixar uma brincadeira no jogo (Por mais que seja boba) isso ajuda bastante no divertimento de seu jogo, assim colocando prêmios nessas brincadeiras e muitas coisas conforme sua criatividade. 

    RGSS 2 / Scripts : Essa opção já é para os experts no maker mas isso não impede você de criar seus scripts de RGSS2, caso você tenha algum conhecimento em RGSS2, tente criar sempre um sistema totalmente original para o seu jogo. 
    Dica : Tente usar Scripts que altera o Sistema de Batalha, deixando assim o seu jogo mais interessante. Também use scripts de alterar a formação de Menus, sempre é bom deixar seu jogo costumizável, pois fica com uma ótima aparência. 

    Graficos : Sempre crie uma Title (Imagen de Titulo) para seu próprio jogo com o nome e o autor se prefirir, utilize Pictures para deixar seu jogo bem interessante com imagens. 
    8 Dicas Úteis : Utilize sempre seus própios Charsets, crie eles ou pegue eles em site de resourses, porque fica horrível utilizando aqueles charsets padrões como Protagonistas Principais do Jogo, utilize eles sim em algum lugar do jogo, mas não como Heróis jogáveis. 
    Tente se possível modificar as Músicas e Efeitos Sonóros do jogo, pois o deixa mais interessante. 
    Não crie Enredos clichês, como Resgatar princesas, ou se vingar de um vilão que atacou o vilarejo, mas cuidado não deixe seu jogo sério demais, seu jogo deve ter pelo menos um pouquinho de clichê, para deixar seu jogo mais animado. 
    Tente fazer coisas engrassadas no jogo como comédia, mas não exagere, vai com calma pois há momento para tudo. 

    Concluindo : Você tem tudo para fazer um jogo de RPG fácil, com essas dicas iniciantes você verá que seu jogo terá melhor desempenho de seus projetos. 
    Esse são seus primeiros passos no RPG Maker VX, issas dicas são armas poderosissímas para seu jogo. Boa Sorte !