Publicado em 20 de agosto de 2019
A heroína desta história viveu uma vida longa, a mais longa entre os vencedores do prêmio Nobel. Ela foi uma mulher incrível que se tornou cientista, apesar da objeção do pai. Nem mesmo os ditames cruéis de Mussolini interfeririam em sua intenção de avançar na ciência.
Rita Levi-Montalcini foi a mais extravagante e uma das poucas mulheres vencedoras do Prêmio Nobel. Ela viveu até os 103 anos e dedicou toda a sua vida à ciência. Neurobióloga e especialista em cérebro, ganhou reconhecimento internacional e fama lendária, fazendo história com a ciência, apesar de todos os obstáculos que enfrentou...
#PrêmioNobel #MulheresFamosas #incrível
Carreira ou família? 0:52
Por que a carreira científica de Rita foi desafiadora 3:28
Grande descoberta 4:09
E sobre família? 6:49
Segredos de sua longevidade 7:32
Créditos da foto:
Um espectador vê a foto gigante de Rita Levi-Montalcini, Prêmio Nobel de Medicina em 1985, à direita: Por FABRIZIO GIOVANNOZZI / East News, https://www.eastnews.ru/pictures/picture/id/7699219/i/ 9 / t / 12
A animação é criada pelo Incrível.
RESUMO:
- Rita nasceu na Itália em 22 de abril de 1909, em uma família patriarcal. Sua mãe, Adele Montalcini, era uma artista. O pai, Adamo Levi, foi engenheiro e matemático.
- Seu pai amava muito suas filhas e tinha um grande respeito pelas mulheres em geral, mas achava que suas carreiras interfeririam em seus deveres como esposas e mães.
- As meninas tiveram uma boa educação doméstica, mas Rita não se satisfaria com o papel de mãe e esposa.
- Contra todas as objeções de seu pai, Rita passou 8 meses aprendendo latim e biologia sozinha, e entrou para a faculdade de medicina da Universidade de Turim.
- Após a formatura, ela começou a trabalhar como assistente de um cientista conhecido, Giuseppe Levi.
- Em 1938, a carreira científica dela foi desafiada quando Mussolini emitiu uma portaria se recusando a permitir que os judeus seguissem carreira profissional.
- Mais tarde, disse que era agradecida por esse obstáculo, pois trabalhar em casa sozinha permitia-lhe obter melhores resultados.
- Logo, os colegas americanos se interessaram pelos resultados de sua pesquisa. Viktor Hamburger, um neurobiólogo e embriologista, estava entre eles.
- Como qualquer ideia absurda de um jovem cientista, a princípio ela não foi aceita pela sociedade científica. Mas, ainda assim, Hamburger convidou Rita para St. Louis e fez dela uma cientista da equipe.
- A comunidade científica não estava muito entusiasmada com a descoberta. Era amplamente sabido que o tecido nervoso não podia se regenerar ou crescer.
- No entanto, Montalcini e Kohen mostraram-se certos e descobriram muitos outros fatores de crescimento.
- Tendo feito uma carreira notável nos EUA, a professora Levi-Montalcini retornou à sua terra natal e se dedicou ao desenvolvimento da ciência na Itália.
- Os trabalhos de Rita nos EUA foram fundamentais para futuras pesquisas sobre câncer e doença de Alzheimer.
- Ela nunca se casou e não teve filhos, mas foi sua decisão consciente.
- Na comemoração de seu 100º aniversário, no Instituto Europeu de Pesquisa do Cérebro, que ela mesma fundou, disse que mantinha uma incrível clareza de espírito por causa do trabalho diário.
- Entre outros segredos de longevidade que ela compartilhou, estava acordar cedo, ir para a cama às 11 da noite e comer moderadamente.
- Na Itália, em 2001, ela se tornou senadora vitalícia. Este título é dado apenas aos ex-presidentes e cidadãos que trouxeram glória à sua pátria por realizações na arte e na ciência.
Inscreva-se em Incrível: https://goo.gl/ZHFt2x
----------------------------------------------------------------------------------------
Nossas Redes Sociais:
Instagram https://www.instagram.com/ideias.incriveis.oficial/
Facebook: http://facebook.com/incrivelclub/
IDEIAS INCRÍVEIS http://bit.ly/2WNlEcw
----------------------------------------------------------------------------------------
Para mais vídeos e artigos, acesse: http://incrivel.club
Música por Epidemic Sound https://www.epidemicsound.com/
Materiais de bancos de imagens (fotografias, vídeos e outros)
https://www.depositphotos.com
https://www.shutterstock.com
https://www.eastnews.ru
No Stickers to Show