Publicado em 17 de dezembro de 2019
http://piratybaymusic.blogspot.com
AMELINHA
A cearense Amélia Claudia Garcia Colares (21/7/1950) lançou o primeiro disco em 1977 - Flor da Paisagem - produzido pelo conterrâneo Raimundo Fagner, o mesmo que a incentivava a cantar em seus primeiros shows e posteriormente a deixar o Ceará ainda no início dos anos setenta. De voz forte e afinada, em 1975 o jornalista Tárik de Souza a chamou de "a Gal Costa dos cearenses".
Entre os seus melhores trabalhos estão os disco ''FREVO MULHER'' lançado em 1978, destacando as músicas Dia Branco (de Geraldo Azevedo e Rocha), Que Me Venha Esse Homem (de David Tygel e Bruna Lombardi), Coito da Araras (de Cátia de França) Santa Tereza (de Fagner e Abel Silva) com as participações do próprio Fagner e de Geraldo Azevedo; ''MULHER NOVA, BONITA E CARINHOSA FAZ O HOMEM GEMER SEM SENTIR DOR'', lançado em 1982, produzido por Zé Ramalho e Mauro Motta, com destacando a canção título, Mulher Nova..., Água de Lua (de Djavan) e Frieza (um poema de Florbela Espanca musicado por Raimundo Fagner).
Dois anos antes, em 1980, a Rede Globo voltou a utilizar a fórmula desgastada dos festivais de música realizando o MBP 80. Foi muito bom para Amelinha que ficou com o segundo lugar do festival interpretando Foi Deus Quem Fez Você, de Luiz Ramalho. A música acabou sendo a mais executada nas emissoras de todo o País.
Entre muitas músicas interpretadas por Amelinha estão os sucessos Gemedeira (de Robertinho de Recife), Flor da Paisagem (Robertinho de Recife e Fausto Nilo), Tolo na Colina (versão de Zé Ramalho para The Fool on The Hill, de Lennon e McCartney) e Felicidade (de Gonzaguinha).