Publicado em 2 de maio de 2019
O rastreamento do furto de um telefone celular em Porto Alegre, imagens exclusivas de ataques milionários organizados por quadrilhas especializadas em roubo de cargas de celular, além de um novo tipo de clonagem de aparelhos telefônicos fazem parte da reportagem especial feita pela RBS TV, apresentada no Fantástico deste domingo (21).
No Centro da capital gaúcha, o repórter Giovani Grizotti revela uma situação surpreendente com o rastreamento de um furto de celular, praticado por uma funcionária da sede operacional do governo do estado do Rio Grande do Sul e por um servidor do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) da prefeitura de Porto Alegre.
A equipe da RBS TV montou uma “isca” em um aparelho celular, feita por um especialista em tecnologia, Ronaldo Prass, que instalou um aplicativo que mostra tudo o que acontece no aparelho, capturando remotamente áudios, vídeos, além de registrar localização, chamadas feitas e recebidas, e até rede wifi na qual o telefone está conectado. O repórter colocou o celular à mostra em um compartimento externo de uma mochila e saiu para caminhar por ruas de Porto Alegre e também de São Paulo.
Câmeras escondidas na própria mochila e no alto de um prédio registraram o momento em que um casal se aproxima do repórter e o homem, usando um jornal dobrado para disfarçar, furta o celular. Identificados como Nara Jaqueline Rodrigues e Paulo Vilnei Abadie, eles foram rastreados pelo aplicativo instalado no aparelho mostrando o deslocamento pelas ruas de Porto Alegre, inclusive quando a dupla instala um novo chip no aparelho roubado, fato que foi imediatamente informado pelo dispositivo espião. Um vídeo, gravado remotamente pelo aplicativo, revela que ambos desconfiaram que estavam sendo seguidos.
No dia seguinte, o aplicativo registrou o caminho feito pelo telefone entre a casa de Nara e o local de trabalho dela. Foi então que o repórter soube o local onde ele estava conectado por uma rede wifi: no andar do Conselho Estadual de Educação do Estado, que funciona no sexto andar do prédio, que fica no Centro Administrativo do Estado, no Centro de Porto Alegre.
No Stickers to Show