Você tem acordado muito à noite para urinar? Quando dá vontade de urinar, já é URGENTE? Isto se chama NICTÚRIA ou NOCTÚRIA.
Acordar à noite muitas vezes para urinar é uma queixa muito comum. Com a passagem dos anos, acordar 1 ou 2 vezes por noite pode ser normal. Mas, acordar 4, 5 até 6 vezes por noite, NÃO é normal!
LEIA MAIS ABAIXO DOS LINKS:
___________________________________________________________
Leia o artigo completo no site:
http://dracarlafrohmuller.com.br/nicturia/
Baixe o Mp3 no link abaixo:
https://soundcloud.com/user-428058377/acordando-muito-a-noite-para-urinar
PRINCIPAIS FATORES
1- O Horário Inadequado para Beber Líquidos
2- A Existência de Doença que determine maior eliminação de líquido ou que gere EDEMA durante o dia.
3- A Ação ou os Efeitos Colaterais de Medicação
4- O Enfraquecimento da Musculatura Pélvica
O Fator que DE LONGE, é um dos erros mais comuns , que eu vejo no dia a dia: 1 -O HORÁRIO INADEQUADO PARA BEBER LÍQUIDOS)
Quanto mais líquido a gente tomar perto da hora de deitar, MAIS urina vai ser produzida durante a noite e, MAIS vezes vamos acordar para esvaziar a bexiga!
Principalmente, se o líquido que foi tomado tiver cafeína ou se tiver álcool! Examine estas situações:
- O chazinho antes de dormir!
- Uma refeição noturna que tem café com leite, um suco, um prato de sopa e depois um copo de água para tomar remédios. Numa situação destas pode haver ingestão de 800 ml a 1000 ml em poucas horas, logo antes da pessoa ir deitar!
Outro exemplo:
Tudo isto, pode ser melhor gerenciado.
É importante reduzir muito a ingesta de água 3 horas antes do horário de deitar.
2- Vamos falar agora de DOENÇAS que CAUSAM NICTÚRIA.
Toda doença que causar EDEMA ou inchaço nos pés e nas pernas durante o dia, por qualquer causa, vai causar nictúria. A explicação é simples: a pessoa , durante o dia, tende a ficar mais sentada ou de pé. Com isto, o edema, por causa da gravidade, tende a se localizar nos pés, tornozelos e pernas.
Quando a pessoa se deita, este líquido tende a ser reabsorvido ele entra novamente na circulação. Aumenta o volume de líquido na circulação e isto vai determinar o aumento da produção de urina.
Que horas que vai acontecer? De noite. Na hora que a pessoa está deitada. Então, MAIS NICTÚRIA!
Como diminuir isto? Antecipando esta absorção do edema:
Elevando as pernas, acima da altura do coração, por 1 hora, antes da refeição noturna.
Outros exemplos de Doença que causa Nictúria:
Diabetes Melitos
Toda vez que a glicose no sangue está acima de 180, os rins estão programados para abrir as comportas e eliminar glicose pela urina. É uma tentativa do corpo de manter o nível de glicose no sangue dentro do normal.
Bexiga Hiperativa
O musculo da bexiga costuma armazenar uma boa quantidade de urina antes de começar a avisar que está na hora de urinar. Nas pessoas que desenvolvem Bexiga Hiperativa não acontece isto. Basta armazenar um pouco de urina e o músculo da bexiga começa a contrair como se tivesse um montão de urina. Isto acorda a pessoa inúmeras vezes à noite. E dá a sensação de urgência! Existe exame para confirmar este diagnóstico e tratamento para esta condição.
3- MEDICAÇÕES que podem causar nictúria.
Muitas doenças necessitam do uso de diuréticos. Sempre que possível, eles devem ser tomados na parte da manhã, junto à primeira refeição.
Agora, vamos falar de uma alteração normal do corpo, que acontece com a passagem dos anos:
4- O ENFRAQUECIMENTO DA MUSCULATURA DO ASSOALHO PÉLVICO.
Os músculos que sustentam a bexiga são os músculos do assoalho da pelve. Eles ficam mais fracos, com o passar do tempo. Com isto, o ângulo normal entre a bexiga e a uretra, é desfeito. E ficam em uma linha quase reta linha reta! Sendo que , a musculatura que ajuda a trancar a urina, como eu falei, está mais fraca! Isto é especialmente verdade em mulheres, é mais verdade ainda, nas mulheres que tiveram muitos partos normais.
Existem diversas formas de tratar esta condição. E, uma delas, são exercícios para a musculatura da pelve. Existem vários. Mas, se eu tivesse que escolher 1 só, eu escolheria este!
Você pode fazê-lo em casa e deve criar um momento diário para ele! É espetacular para fortalecer os músculos do assoalho pélvico. Este exercício pode ser feito na sua cama ou no chão. É chamado de ponte.
Neste exercício, você cai ficar deitada de barriga para cima, dobrar os joelhos e colocar a bola entre eles. Ai, vai levantar o quadril, contraindo a musculatura dos glúteos (do bumbum), do abdome e das coxas. Vai fazer uma linha reta, contraindo estes músculos todos em bloco. E ainda apertar a bola com seus joelhos. Conta até 15 e volta ao chão. Ideal- fazer 3 séries de 10 repetições. Todos os dias!
Eu sou Dra.Carla Frohmuller. Sou médica e trabalho há mais de 30 anos com Medicina Preventiva e Geriatria.
Neste Canal, você vai encontrar Dicas de Saúde para a Vida que você Quer: Ativa, Independente, Vibrante e Super Saudável!
No Stickers to Show