A história da Varig representa um marco no empreendedorismo gaúcho. Por ocasião dos 25 anos de constituição desta empresa de aviação, o jornal Pioneiro, na edição de 10 de maio de 1952, publicou a saga do fundador Otto Ernst Meyer. Nascido na Alemanha em 1897, Otto Ernst Meyer veio ao Brasil na década dos anos de 1920, trazendo na sua bagagem profissional a riqueza de sua formação de piloto. Primeiramente, trabalhou como fiscal de uma fábrica de tecidos. Foi neste ofício que percebeu as dificuldades do transporte, inspirando o sonho de conceber uma empresa aérea, que seria pioneira no país.
Em 1925, o projeto começou a se solidificar e ganhar apoio da comunidade gaúcha, buscando a participação de acionistas. No ano de 1926, sensíveis com o propósito desenvolvimentista, a Associação Comercial de Porto Alegre, o presidente do Estado Antonio Borges de Medeiros e a imprensa comungaram esforço comum para concretizar uma campanha direcionada ao transporte aéreo.
O primeiro suporte financeiro veio das ilustres personalidades políticas e empresariais como Alberto Bins, Adroaldo Mesquita da Costa, A. J. Renner, Arthur Bromberg, Antonio Chaves Barcelos (que possuía um lanifício em Galópolis), Rodolfo Ahrons, entre outros. Com este apoio, Otto Meyer viajou à Alemanha para buscar material técnico, capacitação humana e contato com empresas para dar suporte ao incipiente transporte aéreo no Brasil.
Em 29 de janeiro de 1927, chegava do Rio de Janeiro o primeiro hidroavião Dornier Do J Wal, apelidado de Atlântico, com capacidade para nove passageiros, considerado um dos mais modernos de sua época, sendo conduzido por Henrique Fontanelle e Otto Meyer, dando assim início aos voos regulares entre Porto Alegre e Rio Grande.
A Varig operou também o Dornier Komet, a partir da Ilha Grande dos Marinheiros, no Rio Guaíba, atendendo as regiões sul e sudeste do Brasil. Em 1932, adquiriu seu primeiro avião com trem de pouso, um Junkers A-50 Junior, e depois o Junkers F.13, iniciando seus serviços na capital gaúcha, no terreno que daria origem ao Aeroporto Internacional de Porto Alegre.
Oficialmente, em 7 de maio de 1927 era então fundada a primeira empresa de transportes aéreos no Brasil.
Desde então, a Varig consolidou-se e evoluiu, tornando-se uma referência mundial. Sua trajetória é marcada por significativas fases que marcaram a aviação comercial brasileira.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Varig#:~:text=A%20Via%C3%A7%C3%A3o%20A%C3%A9rea%20Rio%2DGrandense%2C%20mais%20conhecida%20como%20Varig%2C,das%20primeiras%20companhias%20a%C3%A9reas%20brasileiras.
http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2017/01/a-deslumbrante-historia-da-varig-9102434.html
https://teresinapiaui.wordpress.com/2013/07/09/a-disputa-que-matou-a-varig/
Canais Parceiros:
IGOR GAMEPLAYS : https://www.youtube.com/channel/UC6RIcLlKz8Yv9ehYzF-LJXQ
Bruno Vídeos: https://www.youtube.com/channel/UCsbnENMtIcMOS70k8mp7MVw
JP vlogs couto: https://www.youtube.com/channel/UC4T59Ldi0mifZ7KTbR8MLXQ
CLS: Canal Lucas Sousa: https://www.youtube.com/channel/UCkrhfwExfTZOmMY92cYkMIw
MDR PLAY OFICIAL: https://www.youtube.com/channel/UCF83Ht-fhYKh6Lyy6nU_z0A/videos
Canal Leonardo Abrantes no Dailymotion: https://www.dailymotion.com/Leonardo_Abrantes
Músicas: First_To_Last, Alternate, Aurora_Borealis, Deep_Hat, Enter_Blonde, Eyes_On_You, Fond_Memories, Hero_s_Ascent, Air_to_the_Throne, Arms_of_Heaven,
As_We_Go, Chords_of_Harmony, Cry, Dreamland.
No Stickers to Show