Publicado em 20 de agosto de 2020
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem de 38 anos, que estava em uma praça brincando com o filho, de 11, sendo agredido em uma abordagem da Guarda Municipal (GCM) de Camaragibe, em Pernambuco, na noite desta quarta-feira (19). A prefeitura do município pediu desculpas e afirmou que, devido à pandemia, pessoas são proibidas de frequentarem áreas públicas após às 22h.
Nas imagens, é possível ver o Eule Ferreira da Silva cercado e imobilizado pelos agentes. Depois da confusão, o rapaz prestou queixa na Delegacia de Camaragibe e passou por exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML). Em depoimento, ele explicou que estava sentado no banco da praça vendo o herdeiro andar de skate, quando os guardas deram voz de prisão.
A violência dos GCMs causou revolta na população. Durante a ação, o rapaz chegou a sangrar. "Isso não pode acontecer com um cidadão de bem. Eu sou trabalhador", afirmou a vítima. A prefeitura, que admitiu excesso por parte da guarda, disse que um processo administrativo foi aberto para "garantir o amplo direito de defesa [ao homem]".
No Stickers to Show