Publicado em 24 de setembro de 2020
A Justiça de São Paulo determinou que o segurança David de Oliveira Fernandes, condenado por agredir um adolescente negro em um supermercado na zona sul da cidade, cumpra o restante da pena em regime semiaberto.
A decisão, que teve o parecer favorável do Ministério Público, foi deferida no último sábado (18) e, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), a transferência do homem para a ala de progressão ocorreu nesta terça-feira (22).
Em setembro de 2019, o vigia e outro funcionário, Valdir Bispo dos Santos, foram flagrados torturando um jovem de 17 anos, que tentou furtar barras de chocolate do supermercado em que trabalhavam. Os dois foram presos em dezembro, após serem reconhecidos pela vítima.
No vídeo, gravado por um dos agressores, o rapaz aparece sem roupas e com uma mordaça na boca. Ele estava em um quarto, onde era chicoteado por David, que gritava: "Tô fazendo isso, simplesmente, para não atrasar o seu lado, para não ter que te matar, moleque".
O adolescente é usuário de drogas e morador de rua desde os 12 anos. De acordo com a própria vítima, os seguranças já a conhecia antes dessa tentativa de roubo. Há três anos, o jovem havia sido detido por invadir a mesma loja para roubar bebidas alcoólicas.
No Stickers to Show