Publicado em 24 de setembro de 2020
Dois servidores municipais foram flagrados descartando uma grande quantidade de alimentos em um aterro sanitário da cidade de Garça, no interior de São Paulo, na manhã da última terça-feira (22). Os produtos pertenciam à cozinha-piloto, responsável pela preparação de merenda escolar destinada aos alunos da rede pública de ensino do município.
As imagens, que circulam nas redes sociais, causaram indignação entre os moradores da região. No vídeo, é possível ver os funcionários descartando pacotes de arroz, macarrão, feijão, bolachas e vários outros produtos. Após a repercussão do caso, a Prefeitura de Garça decidiu se pronunciar.
Por meio de nota, a administração municipal alegou que os alimentos foram descartados depois que o prédio onde os produtos ficavam armazenados foi invadido por ratos. Embora o local esteja com o certificado de desratização dentro do prazo de validade, a prefeitura decidiu se desfazer dos mantimentos por suspeita de contaminação por fezes e urina dos roedores.
O Ministério Público Federal (MPF), após obter conhecimento do ocorrido, anunciou que abriu um processo de investigação para apurar o descarte. Em nota, o órgão afirmou que tem "acompanhado a questão da merenda escolar nos municípios da subseção de Marília, incluindo Garça". Os detalhes da diligência não foram divulgados.
No Stickers to Show