Publicado em 28 de outubro de 2020
Entre na lista de espera da mentoria Do Mil ao Milhão: https://bit.ly/3krRlUH
Inscreva-se no nosso NOVO CANAL PRIMOCAST: https://bit.ly/3hJOapA
3 principais acontecimentos:
1 - Segunda onda de coronavirus: França e agora provavelmente Alemanha irão mais uma vez ter lockdown por 1 mês. Isso significa, em outras palavras, que a economia deles pode ficar parada mais 1 mês. Além disso, a Inglaterra também está dando sinais de pressão pra fazer um novo lockdown.
Isso por si só não seria muito problema, mas a aversão a risco do mercado apitou o alerta, já que a vitória do Biden nos Estados Unidos parece provável, E, com ele na presidência, existe a possibilidade do mercado americano fazer a mesma coisa.
Por conta disso, o mercado reagiu muito mal, e isso refletiu também na nossa bolsa.
2 - Hoje é dia de COPOM, e, uma coisa pode-se dizer que tem refletido muito mal na nossa economia: o descasamento cada vez mais preocupante entre taxa de juros e inflação. Enquanto a taxa de juros provavelmente continuará em 2% (tudo no mercado sinaliza isso), a inflação está subindo, já que o IPCA está em 3,14% nos últimos 12 meses (acima da taxa Selic)
3 - A Petrobras aprovou a revisão da política de remuneração aos acionistas, de forma que a companhia possa pagar dividendo mesmo sem ter registrado lucro. As ações da Petr4 caíram, e como ela sozinha representa cerca de 8% do Ibovespa (e outras ações que compõem também caíram bastante), isso contribuiu para que o Ibovespa tivesse a queda que está tendo hoje.
No Stickers to Show