O Bitcoin chegou passar de 100 MIL REAIS! E tem gente já falando que vai valer 100 mil dólares em 2021. Loucura, insensatez? Ou inevitável?
Hoje você vai ver o MELHOR os dois MELHORES vídeo sobre Bitcoin já produzido nas interenet brasileira! Depois você me cobra!
O que é o Bitcoin?
E se existisse um dinheiro que não fosse “contaminado” pelo sistema financeiro tradicional? Onde as pessoas pudessem enviar dinheiro, não importa em que lugar do mundo elas estejam, diretamente de uma pessoa pra outra – ou também chamado de peer-to-peer, ponto a ponto?
E se essa transferência de dinheiro fosse de forma RÁPIDA, com BAIXO CUSTO e IRREVERSÍVEL – ou seja, livre de golpes e de confiscos do governo também? Tudo isso sem nenhuma das partes ter uma conta em banco?
Bingo, esse é o Bitcoin! Com B maiúsculo, da tecnologia. Que contempla a moeda, que geralmente é escrita com b minúsculo. Além da moeda, O Bitcoin (com B Maiúsculo) é também um Sistema de Pagamento, e uma espécie de OURO DIGITAL, que vem apresentando uma valorização COLOSSAL desde o seu lançamento.
Mas ser uma moeda digital, não é propriamente a INOVAÇÃO do Bitcoin. Afinal, o real também são os dígitos do seu extrato e também deve virar moeda digital.
Mas é JUSTAMENTE aí que vem o bitcoin: que é uma moeda que não é feita e nem garantida não por nenhum banco central. Quem faz isso é a matemática, precisamente a CRIPTOGRAFIA. Por isso que ela é chamada de CRIPTOMOEDA, sacou né?
E os registros das transações, desde o primeiro Bitcoin até aquele gerado há 5 minutos...Tudo isso é público e rastreável, qualquer um pode verificar. A matemática garante que é impossível de ser criado bitcoin do nada nem de ser roubado. O sistema está aí para provar e ser auditado, por quem quer que seja, há mais de 10 anos sem falhas no ar.
Esse “histórico gigante” das transações do Bitcoin, indo de um lado para o outro, é chamado de BLOCKCHAIN, cadeia de blocos. É aí que mora a segurança da coisa – e até os bancos se renderam a ele!
O que é a Blockchain?
Imagina um banco de dados, um registro mundial, que contém absolutamente TODAS as transações de bitcoin. E mais espantoso que isso, a blockchain está espalhada em MILHARES de computadores pelo mundo.
Funciona assim: quando eu quero mandar bitcoins pra você, eu preciso de alguém para validar esta transação, certo? Tanto para ver se eu já tinha estes bitcoins, como pra debitar o saldo e garantir que ele vá direitinho, com segurança, para o outro lado.
Mesmo que eu tente fraudar um bitcoin no meu computador, o meu banco de dados seria incompatível com a blockchain, com o resto do mundo. Então, automaticamente, minha fraude seria detectada e descartada. Eh, não dá pra criar bitcoin do nada, meu amigo!
Quem faz o trabalho de validar as transações de bitcoin são os MINERADORES. E a gente aproveita pra falar de outra dúvida recorrente: como os bitcoins são criados?
Como funciona a Mineração de Bitcoins?
Uma maneira que você pode entender como é gerado um Bitcoin, é ele sendo um PRÊMIO para quem ajuda a processar as transações na rede do bitcoin. A cada 10 minutos são 6,25 Bitcoins, e a cada 4 anos esta taxa é reduzida pela metade, num processo de diminuição que se chama halving, ou halvening.
Acontece o seguinte: a rede do Bitcoin tem milhares de nós, que ficam competindo quem é o primeiro a resolver um desafio matemático SUPER COMPLICADO, para colocar o próximo bloco na Blockchain.
Complicado aqui resume duas coisas: máquinas poderosíssimas e energia para dar com pau! Então veja você que não é gerado bitcoin do nada, precisa de muito investimento para ser um minerador e gerar bitcoins.
O primeiro minerador que acha a resposta do enigma, “grita” pra rede toda que acertou. E o resto da rede consegue validar a solução muito rápido. Funciona como um sudoku: quem já resolveu, sabe como é difícil matar a charada. Mas conferir é bem facinho, demora quase nada de tempo.
Os mineradores também ganham as taxas de transação, que é um incentivo a mais que a gente coloca quando vai transferir bitcoins de um lado para o outro. Os mineradores conseguem escolher quais transações eles vão processar, e dão prioridade, adivinhe você? Para aquelas que estão oferecendo taxas maiores, claro!
E olha que brilhante: esta taxa costuma aumentar, se tem mais gente querendo transacionar naquela hora que você quer transferir. Lei da oferta e da demanda!
E também AUMENTA a dificuldade de mineração, de acordo com o poder de processamento que a rede tem. Quanto mais mineradores, mais difícil fica resolver o enigma. Isso evita que chegue um cara com muita grana e se aproprie da rede. Tudo isso funcionando no automático, sem ninguém precisar fiscalizar. DEMAIS não é?
Vem assistir!
-------------------------
No Stickers to Show