Publicado em 24 de abril de 2022
GOVERNO DO BRASIL/ MINAS GERAIS: Primeiro leilão de resíduos sólidos urbanos do país vai gerar mais de R$ 1 bilhão de investimentos e serviços no estado.
O Projeto para a concessão é inédito e foi formatado nos moldes do Marco Legal do Saneamento.
A estimativa é que 433 mil pessoas sejam beneficiadas, além de que aproximadamente 230 empregos diretos sejam gerados. A operação, realizada por meio do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e PPP (FEP), prevê investimentos e serviços da ordem de R$ 1,49 bilhão.
O consórcio é formado entre o entendimento e ações de 8 municípios. O projeto é baseado nas diretrizes previstas nos estudos e inclui o uso de tecnologias que permitirão a redução do volume de orgânicos aterrados e a geração de biogás para possível reaproveitamento energético.
O referido contempla, ainda, a coleta, transporte, tratamento e destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos domiciliares; a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos (poda, capina e varrição); a coleta seletiva de resíduos recicláveis, porta-a-porta; e a implantação do Programa de Educação Ambiental.
Ministério da Economia
PPI Investimentos
Ministério do Meio Ambiente
Ministério do Desenvolvimento Regional
Caixa
No Stickers to Show