Link do e-book da carteira de investimentos do primo rico: http://lp.rico.com.vc/lp/ebook-carteira-primo-rico
E, com vocês, o segundo vídeo sobre a bitcoin! Espero que gostem. :)
Redes Sociais:
BLOG - http://oprimorico.com.br
YOUTUBE (inscrever-se) - http://bit.ly/1S6WMoM
FACEBOOK (curtir página) - https://www.facebook.com/oprimorico
TWITTER: https://twitter.com/thiagonigro
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/thiago.nigro/
PODCAST: https://soundcloud.com/thiagonigro
Uso 1: Bitcoin como reserva de valor
O fato da bitcoin não poder ser inflacionada como uma moeda de cunho forçado, como comentei anteriormente, e pelo fato também de ser protegida por todo o sistema da segurança do blockchain, a bitcoin pode ser uma alternativa interessante ao ouro como reserva de valor.
Então, a ideia é que, caso você tenha uma desconfiança muito alta na situação do Brasil, ou quer se prevenir quanto à possíveis desvalorizações altas da nossa moeda, ao invés de converter uma parte do seu patrimônio para o ouro, você pode comprar bitcoins e transferir uma parte – ou totalidade – do seu patrimônio para a moeda!
Mas alguns problemas têm de ser expostos.
O primeiro é que a bitcoin é um ativo ainda muito volátil.
Pode ser que, nesse meio tempo que for usado como reserva financeira, a bitcoin pode desvalorizar muito e inviabilizar você desconverter o seu patrimônio num momento futuro.
É por conta de situações como esta que NÃO recomendo que se faça isso com a totalidade do seu atual patrimônio.
Você pode fazer com porcentagens maiores? Sim, à vontade, mas tenha em mente os riscos que você pode correr.
Outro cuidado que se deve ter é o fato de que, muitas vezes, quando pensamos em bancos e corretoras, vemos estas instituições como instituições mais seguras para guardar o nosso dinheiro do que simplesmente guardarmos debaixo do colchão, certo?
Mas, no caso da bitcoin, isso muda um pouco de figura.
Por conta da ameaça de hackers, muitas empresas de “Exchange” que trabalham com bitcoin não incentivam o cliente a deixar seus bitcoins com eles, justamente porque, ao deixar os seus bitcoins na plataforma destas empresas, o risco de hackers tentando procurar brechas no sistema da instituição aumentam.
E isso é uma ameaça tanto para o cliente quanto para a empresa em si.
Por isso, caso você queira usar bitcoins como reserva de valor, pode ser interessante pensar em criar sua própria carteira de bitcoin na internet, ou fazer isso de forma mais segura ainda, comprando as chamadas hardware wallets e paper wallets.
Estes dois, basicamente, são formas de guardar a sua carteira de bitcoins fora de uma rede de internet.
O hardware wallet, por exemplo, é um dispositivo como um pen drive. Você usa esse dispositivo para guardar seus bitcoins e guarda ele num cofre ou com alguém que confie. Assim, por não estar ligado à internet, você protege melhor seu patrimônio dos riscos virtuais.
Ai, assim que quiser usar os seus bitcoins, basta pegar o wallet e ativar! E você pode ir fazendo isso frequentemente.
2) Bitcoin para especulação
Teve até casos recentes de gente ganhando 1 milhão de dólares com a volatilidade das moedas digitais.
Porém, é claro, assim como na bolsa de valores, é importante também olhar e analisar para ver se vale a pena fazer isso no momento para realizar uma boa transação.
A vantagem do Bitcoin, nesse caso, deriva do fato que muita gente acredita ainda que o preço do bitcoin pode subir, afinal, como eu disse anteriormente, a mineração se torna mais difícil com o tempo e o número de moedas mineradas diminui.
Adicionando isso ao fato de que o número de bitcoins a serem minerados é finito, então temos que, pela própria escassez de mineração com o tempo, o preço do ativo tem caminho para subir no longo prazo.
Colocar um valor pequeno em bitcoin como uma alternativa fora à bolsa de valores é interessante, e, inclusive, alguns traders estão fazendo isso.
Não estou dizendo que o preço do bitcoin vai subir, isso eu não sei e não posso dar a certeza.
Porém, é nítido que é possível ganhar com isso.
Agora, é importante entender, como explicado anteriormente, que a bitcoin é volátil. Isso, por um lado, ajuda quem quer se livrar do ativo fácil numa operação de trade.
O problema é que torna a evolução do ativo muito mais difícil de ser prevista.
Especular com ela é difícil, então, se for fazer isso, é bom tomar muito cuidado com a forma que você vai especular.
3) Bitcoin para diversificação
Muitos investidores, principalmente aqueles que tem quantias altas na bolsa de valores, estão começando a buscar os bitcoins justamente com essa ideia na cabeça.
Você mantém tipos de estratégias parecidos com os bitcoins, mas estão investindo, de fato, em algo que ajuda a diminuir o risco sistêmico da sua carteira.
Desde que você compre uma quantia que faça sentido, e que tenha em mente as oscilações e todas as características da moeda, você não terá grandes dores de cabeça.