Publicado em 9 de dezembro de 2021
Como nascem os semirreboques e carretas da Randon? Diretamente da fábrica em Caxias do Sul-RS mostramos com o Liam Mattera e o Conrado Navarro como são produzidos os implementos da Randon, com destaque para as tecnologias surpreendentes e para os avançados CTR e RTS.
Para quem dirige, opera ou é apaixonado pelos caminhões e carretas, isso é uma grande novidade e que mostramos com exclusividade aqui no AutoVideos!
Em suas mais de sete décadas de atuação, a Randon Implementos S.A. já entregou mais de 460 mil unidades para mais de 70 países. São produtos projetados e desenvolvidos de acordo com as exigências locais de transporte de cada região e isso se traduz em semirreboques RANDON com alto padrão de qualidade.
Como você pode acompanhar no vídeo com a linha de produção das carretas Randon, tudo começa com a chegada das bobinas de aço. Em seguida todo o processo de fabricação é iniciado com a produção dos blanks.
Vale destacar que os blanks, dependendo de cada finalidade, acabam sendo encaminhados para a conformação e geração de peças, na Estamparia 4.0, que pode englobar processos de prensa, corte e dobra.
Segundo os padrões de novas tecnologias da Indústria 4.0, as peças destinadas ao corte passam pelo processo nas máquinas de laser de fibra ótica.
Outra grande novidade foi a ampliação da capacidade produtiva e modernização do parque fabril. O novo warehouse da estamparia dispõe de 815 posições de estocagem e mais 17 estações de processamento. O sistema é um dos maiores das Américas. Com conceito de indústria 4.0, a empresa está habilitada a fabricar até 130 implementos por dia.
Vale destacar que a comunicação e manejo de peças entre o corte e o novo warehouse são feitos por modernos robôs.
Em seguida, temos as fases de pré-Montagem e montagem, que englobam separadamente os chassis e caixas de carga. Na linha de produção de semirreboques da Randon em Caxias do Sul, existem linhas de basculantes e tanques, mas outros implementos como sider, prancha, florestais e diversas variações também são produzidos.
Vale destacar que os chassi passam por um sofisticado sistema de pintura, com processo eletrostático, seguindo o padrão automotivo. Nessa fase, ocorre a imersão e aplicação do Sistema e-Coat acrílico de peças.
Existem fases importantes que contemplam a instalação de eixos, suspensão, freios, pino rei, que além de tudo representam bem a sinergia do Grupo Randon, considerando que as empresas fornecedoras estão sob o mesmo controle.
As etapas finais contemplam a pintura das caixas de carga, instalação de todos os componentes, inclusive a parte pneumática e elétrica, bem como os pneus. Após os testes, os semirreboques da Randon estão prontos para ganharem as estradas no transporte de cargas.
Mas o Liam Mattera e o Conrado Navarro ainda mostram mais tecnologias e segredos da Randon. O braço tecnológico da Randon é o RTS (Randon Tech Solutions), setor que entrega tecnologia de ponta para soldagem na fabricação de implementos.
O Centro Tecnológico Randon - CTR é muito mais que uma pista de testes. Nesse campo de provas da Randon, todos os produtos são testados buscando entregar maior qualidade.
E você, curte o mundo dos caminhões, é frotista ou um apaixonado pelos pesados? Certamente esse é um vídeo que vai agradar e surpreender quem quer saber mais sobre como os implementos são fabricados e também quem acompanha as novidades do mercado.
PS: Para completar, sempre buscando inovar o mercado e manter sua posição frente às principais fabricantes de implemento do mundo a Randon apresentou o exclusivo semirreboque com sistema de tração auxiliar elétrica, o Hybrid R como conceito utiliza o sistema auxiliar de recuperação de energia gerada durante a frenagem da composição cavalo mecânico/carreta. E nós o mostramos em testes no CTR da Randon.
Acompanhe o melhor conteúdo automotivo nas nossas redes sociais e site:
SITE: https://autovideos.com.br/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/AUTOVideosBrasil
INSTAGRAM: @autovideos_oficial
Se você quiser saber como é a Nova Carreta Revolucionária que a Randon revou como o Primeiro Semirreboque com Tração Elétrica (Hybrid R), assista ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=ghbNIEJpLic
Setup do Vídeo:
Tema:
No Stickers to Show