O Exército Brasileiro deseja um novo carro de combate médio, conhecidos pela sigla MMBT, e com canhão de 120mm padrão OTAN.
Entre as opções disponíveis no mercado, estão o ASCOD 2 MMBT, que a General Dinamics, apresentou em 2018, um carro de combate médio, pesando 42 toneladas e equipado com uma torre da italiana Leonardo HITFACT MKII armada com um canhão Oto Melara de 120mm.
Uma outra solução da General Dynamics dos Estados Unidos, cujo exército é um tradicional usuário de carros de combate pesados, é o Griffin II Light Tank, cujo protótipo foi revelado em 2020, um carro de combate na faixa de 35 toneladas, armado com um canhão de 105mm, mas o protótipo também poderá receber um canhão de 120mm, e neste caso, o peso do carro de combate excederia as 40 toneladas.
Uma terceira opção é WPB Anders, apresentado em 2010 pela empresa polonesa OBRUM, que tinha como objetivo inicial desenvolver um sucessor para os blindados da família BWP-1, onde havia duas versões para tanques leves, na faixa de 30 a 33 toneladas. Uma era equipada com o canhão RUAG CTG de 120 mm. Esses projetos não saíram da fase de protótipo, não foram adquiridos nem mesmo pelo exército polonês, que preferiu adquirir carros de combate pesados M1 Abrams dos Estados Unidos, mas o WPB Anders ainda está no portfólio da empresa, aguardando um primeiro contrato de venda.
Uma quarta opção é o tanque leve CV90120-T desenvolvido na Suécia pela empresa local Hägglunds em conjunto com a empresa BAE Systems do Reino Unido, é também o ápice da família de blindados CV90, que entrou em serviço na Suécia a partir de meados da década de 1990, e que tem diversos modelos, chefiados pela versão de veículo de combate de infantaria armado com canhão de 40mm.
O primeiro protótipo do CV90 armado com um canhão de 120mm de fabricação suíça e pesando 35 toneladas, já estava pronto em 1998, o objetivo principal era atender ao poder de fogo dos tanques de batalha principais pesados, mas com maior mobilidade tática e estratégica. Após extensos testes, o desenvolvimento deste tanque foi finalmente concluído em 2001.
E como quinta opção, neste ano, a empresa alemã Rheinmetall, apresentou a mais recente adição à sua família de veículos de combate de próxima geração Lynx, é o MMBT Lynx 120, o armamento principal do carro de combate é um canhão de alma lisa Rheinmetall de 120 mm L44, derivado do armamento principal do Leopard 2, que pode disparar todas munições desse consagrado armamento, incluindo a DM11, de última geração. O Lynx 120 estaria pesando em torno de 40 toneladas, e uma das suas principais características é a mobilidade, um poderoso motor turbo-diesel Liebherr capaz de atingir 850 KW, ou 1.140 hp, oferecendo uma excelente relação potência-peso de quase 30 cv.
Dicas de vídeos.:
O MBT (tanque pesado) que mais atende aos requisitos operacionais do Exército Brasileiro.: https://youtu.be/athtlv1nKv8
O próximo blindado de combate de cavalaria do Exército Brasileiro.: https://youtu.be/6qIoEER5CtM
O melhor blindado 8x8 para o Exército Brasileiro.: https://youtu.be/Y-aGGQTReC0
Olá combatentes! Eu sou o Luiz Henrique, veterano das forças armadas e criador de conteúdo do canal Top Militar LHB, siga-me nas redes sociais do canal através dos links abaixo:
Instagram: https://www.instagram.com/topmilitarlhb/
Canal Telegram: https://t.me/TopMilitarLHB
Grupo de conversas sobre Defesa no Telegram https://t.me/+ufJQFiiYyZsxMDcx
Twitter: https://mobile.twitter.com/TOP_LHB
Contato para parcerias:
E-mail:
[email protected]
Whatzapp: (21) 981668482
Agora você que curte os vídeos patriotas do canal Top Militar LHB, pode se tornar nosso aliado, fazendo doações voluntárias para ajudar na continuidade do nosso trabalho, que além de patriotismo, demanda também tempo, esforço e investimento, nos apoie através da chave PIX:
[email protected]
Conheça as playlists do canal:
https://www.youtube.com/c/TopMilitarLHB/playlists
Leitura adicional:
https://tecnodefesa.com.br/gt-nova-couraca-e-o-futuro-carro-de-combate-do-eb-seria-o-fim-da-era-dos-mbt-super-pesados/
#exercito