Publicado em 24 de novembro de 2017
*** Camiseta Alien Vitruviano (Brilha no Escuro!)
http://loja.lojaassombrada.com.br/camisetas/camiseta-alien-vitruviano-brilha-no-escuro.html
**** CUPOM DESCONTO: IRLANDA ****
10% de desconto em toda Loja Assombrada!
Válido até o final de Dezembro de 2017. APROVEITE :)
-----------------------------------------------------------------------------
Fala AssombradOs! Em uma coletiva de imprensa realizada em Viena, na Áustria, o Dr. Sergio Canavero, diretor do Grupo de Neuromodulação Avançada de Turim, disse que o primeiro transplante de cabeça humana do mundo teria sido realizado com sucesso. Bem, isso é o que ele e boa parte da imprensa vem propagando, mas a história não é bem assim. O procedimento teria envolvido apenas cadáveres, sido realizado por uma equipe da Universidade Médica de Harbin, conduzida pelo Dr. Xiaoping Ren, e durado cerca de 18 horas. Sergio Canavero garantiu que o procedimento envolvendo o corpo de um doador morto e a cabeça de uma pessoa viva está muito perto de acontecer. No entanto, Sergio Canavero não apresentou maiores informações, assim como textos, imagens ou qualquer vídeo referente a esse transplante. Disse apenas que os estudos científicos detalhando o procedimento, assim como seus detalhes, serão divulgados nos próximos dias.
Embora não esteja nada claro como a equipe teria testado o funcionamento da medula espinhal e a função motora em um cadáver, seria possível que a equipe tivesse aplicado uma corrente elétrica para verificar se os impulsos estavam sendo recebidos após o transplante, mas ainda assim soa ser muito pouco perante a complexidade de tal operação. Em 2015, ele havia dito que a cirugia iria demorar 36 horas, mas dessa vez ele alegou que os chineses tinham aprimorado a técnica e demorado apenas 18 horas. Segundo Canavero, o próximo passo é um transplante de cabeça envolvendo pessoas com morte cerebral, e o passo final, envolvendo uma pessoa viva é "iminente". Ele também disse que a data da operação será anunciada pelo Dr. Xiaoping nos próximos dias.
Em uma entrevista por telefone para o site do jornal "USA Today", Canavero criticou a falta de "vontade" dos norte-americanos e dos europeus em realizar a operação. Ele disse que nenhum instituto ou centro médico norte-americano o procurou, e que o governo dos Estados Unidos não tem vontade de apoiá-lo. Canavero disse que não iria divulgar a identidade do paciente chinês que receberá um novo corpo, e nem mesmo do doador do corpo, que por sua vez será um paciente com morte cerebral com uma altura e um porte físico semelhante. Agora, será mesmo que esse transplante de cabeça em cadáveres foi tão bem sucedido assim? Será que o teste em cadáveres demonstra que o procedimento será bem sucedido em uma pessoa viva?
No entanto, quem apareceu após alguns dias para rebater suas declarações foi justamente o Dr. Xiaoping Ren, a quem ele tanto tinha elogiado. Em uma entrevista coletiva concedida na Universidade Médica de Harbin, ele disse que seria "inapropriado" chamar o que ele e sua equipe realizou de transplante de cabeça porque teria sido apenas um "modelo experimental". Aliás, ele disse que ainda havia um longo caminho pela frente e que não sabia dizer quando o transplante de cabeça envolvendo uma pessoa viva seria realizado, apesar de considerar o seu "modelo experimental" como um grande passo.
É importante dizer que a regeneração da medula espinhal é a parte mais difícil do transplante de cabeça, sendo este um problema que até hoje ninguém solucionou. Porém, Xiaoping Ren está confiante que possui uma boa solução para resolver esse problema. Na tentativa de provar que sua solução funcionava, ele exibiu um vídeo onde ele teria seccionado "totalmente" a medula espinhal de um cachorro e unido novamente com a ajuda do polietilenoglicol (alguns sites alegaram que houve um transplante de cabeça de cachorro, mas não foi isso que aconteceu). Duas semanas após a cirurgia, o cachorro teria voltado a andar, arrastando as patas traseiras no chão, e cerca de dois meses depois ele teria começado a correr. Após um ano de observação, o cachorro teria reagido muito bem a operação, muito embora ela tenha admitido, que o cachorro não tenha voltado a agir como antes.
Redator Marco Faustino
https://goo.gl/eQwhHe
https://goo.gl/AYThBU
* Música: https://www.youtube.com/user/myuuji