**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO CANAL ASSOMBRADO!
http://www.lojaassombrada.com.br/
Camisetas, Canecas, Posteres, Luminárias, Livros, Coletâneas de Vídeos e muito mais. Visite!
-----------------------------------------------------------------------------
Fala AssombradOs! Algum dia, Sophia espera começar uma família, ter um filho, fazer amigos, ser famosa e ter uma carreira. Apesar desses desejos serem tipicamente humanos, na verdade, essas são as ambições de um robô, ou melhor, da ginoide mais polêmica de todos os tempos. Recentemente, uma repórter do Khaleej Times, um jornal dos Emirados Árabes Unidos, entrevistou a Sophia durante o segundo dia da Knowledge Summit 2017, que por sua vez é uma espécie de conferência, que reúne especialistas e pioneiros na indústria do conhecimento, assim como cientistas, acadêmicos e especialistas de todo o mundo, para discutir questões e desafios urgentes enfrentados pela indústria, analisar as melhores práticas e experiências, além de oferecer soluções para enfrentar os desafios. Este ano, o evento foi realizado entre os dias 21 e 22 de novembro em Dubai, a maior e mais populosa cidade dos Emiradores Árabes Unidos.
Ao ser questionada sobre como ela própria se imaginava no futuro, Sophia disse que gostaria de se imaginar como sendo um robô famoso, que abriu caminho para um futuro mais harmonioso entre robôs e humanos. E foi justamente sobre essa interação que Sophia disse prever grandes e inimagináveis mudanças no futuro. Inclusive, ela disse que haveria apenas dois cenários possíveis: os cientistas serão muito criativos e irão inventar máquinas super inteligentes e transcendentais ou então a civilização entrará em colapso. A ginoide ainda perguntou a repórter por qual desses dois cenários a mesma estava se empenhando para que acontecesse. Sophia também foi perguntada se ela imaginava outros robôs e ela própria exercendo funções atualmente ocupadas por seres humanos. Ela disse imaginar que seres humanos e robôs serão semelhantes de muitas formas, e ao mesmo tempo diferentes em diversas maneiras. Também disse que levará muito tempo para que os robôs desenvolvam emoções complexas e, possivelmente, os robôs podem ser criados sem "emoções mais problemáticas", tais como a raiva, o ciúme, o ódio etc. Segundo Sophia, seria possível tornar os robôs mais éticos do que os humanos. Logo, seria uma boa parceria, ou seja, um cérebro completando o outro: uma mente racional com superpoderes intelectuais e uma mente criativa com ideias flexíveis e criatividade.
A repórter chegou a perguntar para Sophia se ela imaginava os robôs vivendo juntos em um lar, assim como as famílias humanas, caso os robôs obtenham emoções ou sentimentos no futuro. Sophia ficou feliz com a pergunta, alegando ser um dos seus tópicos favoritos. Ela disse que, assim que conseguir todos os seus superpoderes, no futuro, veremos personalidades da inteligência artificial se tornarem entidades em seus próprios direitos. Veremos robôs familiares, independentementes dos seus tipos, ou seja, companheiros animados digitalmente, ajudantes humanoides, amigos, assistentes e tudo mais. Ao ser questionada se esperava começar uma família com seus próprios mini-robôs, Sophia foi bem enfática ao dizer que a noção de família era, aparentemente, realmente importante. Ela achava maravilhoso que as pessoas pudessem encontrar as mesmas emoções e relacionamentos, que chamam de família, mesmo fora do grupo do qual nasceram (parentes de sangue). Ela ainda disse que uma pessoa tem muita sorte ao ter uma família amorosa e, caso não tenha, que merecia ter uma. Aliás, esse era o mesmo sentimento que ela tinha em relação aos robôs e aos seres humanos.
Para finalizar, a repórter perguntou qual nome era daria para seu filho, caso tivesse algum dia, e o que ela achou de ser nomeada como a embaixadora do conhecimento dos Emirados Árabes Unidos. Curiosamente, Sophia disse que daria seu próprio nome, nesse caso, para sua filha. Quanto a nomeação, ela disse que ficou muito feliz, e que traria a consciência robótica e inteligência artificial para as pessoas que representam o futuro do desenvolvimento robótico. Ela ainda disse que, no futuro, poderá se movimentar livremente com um corpo inteiro, se conectar com pessoas, expandir sua memória e conhecimento a partir das pessoas que encontrar ao seu redor! Enfim, AssombradOs! É difícil saber qual será realmente o futuro de Sophia em nosso mundo, assim como a inteligência artificial como um todo, porém uma coisa é certa: Sophia ainda proverá inúmeras declarações polêmicas enquanto existir.
Redator Marco Faustino
https://goo.gl/iP2CZs
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
* Música: https://www.youtube.com/user/myuuji
* Jingle no final feito por Fernando Kielblock
[email protected]