CAMISETA ZUMBI SELF: COMPRE NA PRÉ-VENDA E GANHE 10% DE DESCONTO!
DE R$ 69,90 - POR R$ 62,91
http://loja.lojaassombrada.com.br/camisetas/camiseta-zumbi-face-oculta.html
Em dezembro de 2016, comentamos sobre a "FRB 121102", que desde 2012 os astrônomos vinham detectando uma série de rajadas rápidas de rádio, sendo que todas vinham da mesma direção do espaço, mas aparentemente de algum lugar fora da nossa Via Láctea. Além disso, também havia um padrão de repetição de sinais, que era diferente de tudo o que tínhamos visto antes. Posteriormente, no início de janeiro do ano passado, foi divulgado que os astrônomos tinham descoberto sua localização: a mesma estava vindo de uma galáxia anã a 2.4 bilhões de anos-luz da Terra, na constelação de Auriga (também conhecida como "O Cocheiro"), mas o que estava causando essas rajadas rápidas de rádio ainda era um mistério para os astrônomos. A ideia principal era que a "FRB 121102" estava vindo de uma estrela de nêutrons recém-formada, um objeto superdenso com cerca de 20 km de diâmetro. Havia, no entanto, quem acreditasse que a mesma pudesse ser um sinal inteligente vindo de seres extraterrestres de algum ponto longínquo do espaço sideral.
Para quem não se lembra, as rajadas rápidas de rádio são pulsos curtos e brilhantes de emissões de rádio, porém altamente energéticos, a partir de fontes distantes. A "FRB 121102" é a única que conhecemos que se repete, visto que já detectamos mais de 200 rajadas de alta energia de única fonte, ao contrário das demais, que só foram detectadas uma única vez. Novas descobertas sobre a "FRB 121102" foram divulgadas no dia 10 de janeiro deste ano, durante o 231º encontro da Sociedade Americana de Astronomia, que ocorreu em Washington D.C., a capital norte-americana. Observações realizadas pela equipe do projeto "Breakthrough Listen" na Universidade da Califórnia, utilizando o telescópio Green Bank, na Virgínia Ocidental, mostraram que as rajadas rápidas de rádio da "FRB 121102" são quase 100% linearmente polarizadas, ou seja, que as ondas de luz estão orientadas na mesma direção, uma indicação que a fonte das rajadas está inserida em um campo magnético forte, assim como aqueles ao redor de buracos negros massivos.
As observações foram confirmadas por uma outra equipe de astrônomos da Holanda, que detectou rajadas polarizadas usando o Telescópio William E. Gordon, no Observatório de Arecibo, em Porto Rico. Os resultados foram detalhados em um estudo publicado no mesmo dia na revista Nature. Ambas as equipes sugerem, que as rajadas rápidas de rádio podem estar vindo de uma estrela de nêutrons rotativa altamente magnetizada, um magnetar, bem próxima de um buraco negro massivo em expansão, à medida que absorve gás e poeira. As curtas rajadas, que variam entre 30 microssegundos a 9 milissegundos de duração, indicam que a fonte pode ser tão pequena quanto 10 quilômetros de diâmetro, ou seja, o tamanho típico de uma estrela de nêutrons.
Uma vez que existe a necessidade de novos estudos, visto que inúmeras perguntas ficaram sem respostas, Vishal Gajjar, pesquisador tanto do projeto "Breakthrough Listen" quanto do SETI, na Universidade da Califórnia, disse que não poderíamos descartar completamente a hipótese extraterrestre para as FRBs, de um modo geral, ou seja, que as FRBs poderiam ser sinais enviados por civilizações extraterrestres. Por outro lado, em relação a "FRB 121102", Vishal acreditava que não houvesse nenhuma possibilidade de que os pulsos fossem de uma civilização distante. A principal razão para o ceticismo de Vishal é que o objeto está em uma galáxia anã, a quase 3 bilhões de anos-luz da Terra. Uma civilização tentando entrar em contato com outra civilização provavelmente não se incomodaria em criar um sinal tão poderoso, simplesmente porque o tempo necessário para receber uma resposta seria proibitivamente longo. Por exemplo, as ondas de rádio da FRB 121102 levaram quase 3 bilhões de anos para alcançar a Terra, ou seja, a civilização que enviou a mensagem pode estar morta nesse exato momento, não havendo ninguém para receber uma eventual resposta! Enfim, vamos aguardar por novos estudos e observações!
Redator Marco Faustino
https://goo.gl/VMzBjh
-----------------------------------------------------------------------------
FACEBOOK: http://goo.gl/ofNAWN
-----------------------------------------------------------------------------
TWITTER: https://twitter.com/AssombradoBlog
-----------------------------------------------------------------------------
INSTAGRAM: ana_lazafornaza
-----------------------------------------------------------------------------
A EMPRESA N4 TELECOM NO OFERECE INTERNET DE QUALIDADE. RECOMENDAMOS!
http://n4telecom.com.br/
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
* Música: https://www.youtube.com/user/myuuji
* Jingle no final feito por Fernando Kielblock
[email protected]
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~