CAMISETA ZUMBI SELF: COMPRE NA PRÉ-VENDA E GANHE 10% DE DESCONTO!
DE R$ 69,90 - POR R$ 62,91
http://loja.lojaassombrada.com.br/camisetas/camiseta-zumbi-face-oculta.html
A pedra de Hipátia possui apenas alguns centímetros de comprimento, sendo que a mesma se encontra fragmentada em diversos pedaços, mas ela pode ser a pedra mais interessante do mundo. O nome da pedra é em homenagem uma proeminente astrônoma e matemática, que viveu em Alexandria, entre os séculos IV e V d.C, a "Hipátia de Alexandria". A pedra foi encontrada em 1996, na região Oeste do Egito, por Aly Barakat, um geólogo que trabalhava para a instituição de Pesquisa Geológica do Egito. Barakat estava estudando o vidro do deserto da Líbia, que é semelhante ao vidro marinho, porém estima-se que o mesmo tenha se formado há 28 milhões de anos, após um impacto de um meteorito. Barakat reconheceu imediatamente o significado exclusivo da pedra brilhante, revestida com diamantes microscópicos, e logo supôs que a pedra não teria tido sua origem neste planeta. Em 2013, geólogos que estudavam a pedra de Hipátia confirmaram que a mesma era de origem extraterrestre. Diferente de qualquer outro meteorito conhecido, os pesquisadores inicialmente acreditaram que a pedra pudesse ser a primeira amostra do núcleo de um cometa.
Agora, em um novo estudo liderado por geólogos da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, e publicado no periódico "Geochimica et Cosmochimica Acta", os pesquisadores descobriram que os compostos presentes na pedra de Hipátia são diferentes de qualquer coisa já descoberta em nosso Sistema Solar. Os pesquisadores disseram, que os pedaços da pedra foram formados antes do Sistema Solar e, caso esses compostos não sejam pré-solares, a ideia predominante de que o Sistema Solar tenha sido formado a partir de uma nebulosa de gás homogêneo se tornaria questionável. De qualquer forma, os geólogos da Universidade de Joanesburgo acreditam na primeira hipótese, ao menos foi isso que Jan Kramers, professor de geoquímica da referida universidade, e que vem estudando a pedra de Hipátia a anos, disse em declaração por email ao site "Popular Mechanics".
Usando técnicas de microscopia eletrônica sofisticada para determinar as composições dos pedaços microscópicos da pedra de Hipátia, Jan Kramers e seus demais colegas descobriram, que muitos compostos na pedra parecem ter se formado antes do Sol e planetas. Os elementos são os mesmos: carbono, silício, alumínio e ferro, mas as proporções desses elementos são diferentes em relação as composições dos objetos que orbitam o Sol. Para vocês terem uma ideia, ao contrário dos meteoritos condríticos (ricos em silício e pobres em carbono), que se formaram na nuvem de poeira e gás, a partir dos quais o restante do Sistema Solar se formou, a Hipátia é muito rica em carbono com vestígios de silício. A matriz carbono-silício da Hipátia também é composta por hidrocarbonetos poliaromáticos, comumente encontrados em poeiras interestelares. Aliás, foram esses hidrocarbonetos que formaram a camada de diamante ao entrarem em nossa atmosfera, e fizeram com que a rocha durasse tanto tempo. Para completar, os geólogos encontraram alumínio metálico puro, algo raro, tanto na Terra quanto no nosso Sistema Solar, e grãos de um composto, que consiste principalmente em níquel e fósforo, com muito pouco ferro, um composto mineral nunca antes encontrado na Terra e em meteoritos.
De qualquer forma, a interpretação sobre como a pedra de Hipátia realmente se formou ainda é motivo de debate, e novos estudos serão necessários, Em declaração por email ao site "Live Science", Jan Kramers disse que a análise isotópica tanto da matriz quanto das inclusões minerais da pedra é o próximo passo, que os pesquisadores devem seguir para entender melhor essa misteriosa pedra espacial. Além disso, ainda há muito sobre o que se descobrir, por exemplo, sobre a nuvem de Oort, uma nuvem esférica a quase um ano luz de distância da Terra, cuja composição dos objetos pertencentes a mesma poderia ajudar a entender a pedra de Hipátia, um mistério sem solução há mais de 20 anos!
Redator Marco Faustino
https://goo.gl/jKm5HC
-----------------------------------------------------------------------------
MIDIAKIT https://goo.gl/YRlIsN
-----------------------------------------------------------------------------
FACEBOOK: http://goo.gl/ofNAWN
-----------------------------------------------------------------------------
TWITTER: https://twitter.com/AssombradoBlog
-----------------------------------------------------------------------------
INSTAGRAM: ana_lazafornaza
-----------------------------------------------------------------------------
A EMPRESA N4 TELECOM NO OFERECE INTERNET DE QUALIDADE. RECOMENDAMOS!
http://n4telecom.com.br/
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
* Música: https://www.youtube.com/user/myuuji
* Jingle no final feito por Fernando Kielblock
[email protected]
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~