**** CANAL DA PENÉLOPE KIDS ***
https://www.youtube.com/channel/UCFBDOIOqp2ePAUL7u_mzEiw
**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO CANAL ASSOMBRADO!
http://www.lojaassombrada.com.br/
Camisetas, Canecas, Posteres, Luminárias, Livros, Coletâneas de Vídeos e muito mais. Visite!
Fala AssombradOs! Durante décadas, o local do desastre nuclear de Chernobyl permaneceu abandonado. Agora, uma empresa chamada "Solar Chernobyl" está construindo uma enorme fazenda de energia solar em seu terreno para fornecer energia renovável. Aliás, quando as palavras "energia" e "Chernobyl" aparecem juntas em uma frase, geralmente elas estão relacionadas ao desastre nuclear ocorrido em 1986. Porém, atualmente, o local do pior incidente nuclear da história, não é mais uma pilha radioativa de escombros, mas o lar de uma promissora usina de energia solar, que está localizada a apenas 100 metros da maior estrutura móvel do mundo: o Sarcófago de Chernobyl. Porém, para entender como essa ideia surgiu é necessário voltar um pouco no tempo.
No verão de 2016, a Ucrânia anunciou planos para construir a maior usina de energia solar do mundo, no território contaminado de Chernobyl. O projeto foi concebido para aproveitar a infraestrutura enegética, que foi construída para transportar a energia nuclear gerada para o país. Evidentemente, essa infraestrutura foi abandonada após 1986, juntamente com 2.600 km² de terras. A atual usina de energia solar ocupa apenas 4 acres de terra (equivalente a dois campos de futebol), sendo que existem 247 acres em um único quilômetro quadrado. Ela possui 3.800 painéis solares fotovoltaicos, e custou 1 milhão de euros (a usina deve se pagar em 7 anos). No ano passado, a Bielorrússia construiu uma usina de energia solar de 4.2MW em sua área irradiada, mas parece que a Ucrânia realmente quer despontar rapidamente nesse setor. As autoridades ucranianas ofereceram aos investidores cerca de 2.500 hectares (25 km²) para a potencial construção de usinas de energia solar em Chernobyl.
De acordo com Olena Kovalchuk, porta-voz da Administração Estadual da Zona Nuclear de Chernobyl, Kiev recebeu cerca de 60 propostas de empresas estrangeiras - incluindo americanas, chinesas, dinamarquesas e francesas - que estão considerando participar de futuros desenvolvimentos solares na região. Em entrevista a agência de notícias "AFP", Oleksandr Kharchenko, diretor executivo do Centro de Pesquisa Industrial e Energético, disse que os investidores vê sendo atraídos pelo preço que a Ucrânia estabeleceu para a energia solar, cerca de 50% maior do que o praticado no restante da Europa. Ele acrescentou que a terra barata e a proximidade das redes elétricas tornam Chernobyl particularmente atraente, embora ainda não haja pressa de investidores ocidentais na região. A atual usina de energia solar em Chernobyl é um projeto a parte em relação a um outro programa nacional que visa produzir 1GW de energia renovável, mas faz parte dos esforços do país para não depender tanto de uma instável vizinha, a Rússia. Até o início do ano passado, a Ucrânia havia instalado 568MW de energia solar como parte de um programa de investimento de 15 bilhões de euros para energia renovável. Em 2017, foi criado mais 1 MW em 54 novos projetos.
Apesar do novo Sarcófago de Chernobyl ter reduzido 90% dos níveis de radiação anteriores ao redor do antigo reator derretido, algumas precauções foram necessárias. Os painéis solares foram fixados sobre uma base de blocos de concreto em vez de serem colocados diretamente no solo. As estritas regras de segurança proíbem a perfuração ou a escavação na terra, já que o solo permanece contaminado. A produção inicial deverá ser suficiente para abastecer cerca de 2.000 casas, porém a intenção é expandir e fornecer 100 vezes mais energia. Segundo as autoridades ucranianas não será possível morar na zona de exclusão de Chernobyl pelos próximos 24.000 anos, porém, aparentemente a Ucrânia está fazendo a lição de casa bem feita dessa vez ao explorar os benefícios da energia solar.
Redator Marco Faustino
https://goo.gl/r4YS9k
-----------------------------------------------------------------------------
TWITTER: https://twitter.com/AssombradoBlog
-----------------------------------------------------------------------------
INSTAGRAM: ana_lazafornaza
-----------------------------------------------------------------------------
A EMPRESA N4 TELECOM NO OFERECE INTERNET DE QUALIDADE. RECOMENDAMOS!
http://n4telecom.com.br/
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
* Música: https://www.youtube.com/user/myuuji
* Jingle no final feito por Fernando Kielblock
[email protected]
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~