Publicado em 17 de fevereiro de 2018
Se você é curioso clique aqui e se aventure em busca do desconhecido: http://bit.ly/2oyQj0f
As coisas ao nosso redor nem sempre são o que parecem. Coisas grandes, pequenas, colossais, microscópicas... vivemos num mundo que nos parece feito sob medida. Mas, passamos todo o tempo classificando o que é grande ou pequeno usando uma escala de nós mesmos.
Eventos astronômicos que vão acontecer em 2018 - O PORQUÊ DAS COISAS
Quando pensamos na infinidade do universo, tudo o que conhecemos como grande ou pequeno perde o sentido. Explorar, observar e compreender o que acontece além desse planeta é uma das maiores aventuras da mente humana.
O desafio maior está em descobrir o que nunca vimos antes, o que não permite comparações. Por mais árdua que seja a jornada espacial, já compreendemos o suficiente para antecipar muitos fenômenos estelares.
No dia 31 de janeiro de 2018, nós vivenciamos um dos momentos mais peculiares da astronomia. Foram três fenômenos lunares acontecendo ao mesmo tempo: a Lua de Sangue, a Lua Azul e a Superlua.
Justamente por acontecerem no mesmo dia, ou melhor, na mesma noite, esses eventos despertaram a curiosidade de muita gente… O que cada um deles significa? O que eles causam? E ainda, porque estão acontecendo ao mesmo tempo?
Bom, vamos começar com a Lua Azul, que é a mais simples delas.
Apesar de ter um nome poético e pomposo, esse fenômeno acontece mais vezes do que imaginamos. É apenas uma fase lunar que denomina a segunda lua cheia do mês.
Cientificamente, esse fenômeno não é tão relevante e serve mais como um marco do calendário gregoriano.
Agora, a Superlua já é algo mais especial, apesar de ocorrer com uma certa frequência, sendo de 1 a 6 vezes por ano. Mas, tudo se resume ao perigeu da Lua, que é a menor distância de um corpo celeste em relação a Terra.
Basicamente, a Superlua é o momento em que o nosso satélite natural atinge o ponto mais próximo do nosso planeta. Isso faz com ela fique 30% mais brilhante e 14% maior.
Os significados ocultos da Superlua, segundo a astrologia, está ligada as catástrofes naturais num período de 10 dias, sendo cinco dias antes e cinco depois dela. Você acredita que isso pode mesmo causar algum efeito na sua vida?
A Lua de Sangue, por sua vez, não tem nada de macabro apesar do nome. É mais raro, com certeza, mas se trata de um simples eclipse lunar, sem muitas teorias obscuras por trás.
Ela acontece quando a Lua se alinha perfeitamente com a órbita da Terra, causando uma sombra que oculta todo o corpo celeste. Isso faz com que a lua tenha uma cor meio avermelhada; e daí vem o nome Lua de Sangue.
Isoladamente, esses fenômenos são bastante triviais na longa história do universo. O que impressiona mesmo é o fato deles acontecerem ao mesmo tempo, na mesma noite.
O Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias, que fica na Espanha, confirmou que a última vez que a Superlua e Lua de Sangue aconteceram juntas foi há 36 anos, em 1982.
E isso nos fez parar e pensar no seguinte: quais são os possíveis fenômenos que podem acontecer daqui pra frente? Então, pode tirar o seu telescópio do armário e se preparar para ver eclipses, cometas, alinhamentos planetários e uma centena de maravilhas que o universo nos guarda.
Está começando mais um Porquê das Coisas e esses são os eventos astronômicos que acontecerão em 2018.
Eventos astronômicos que vão acontecer em 2018 - O PORQUÊ DAS COISAS
LEIA MAIS:
http://bit.ly/2DNLpk0