*** CUPOM DE DESCONTO: BODIE ***
10% de desconto na compra de qualquer produto da Loja!
http://www.lojaassombrada.com.br/
Camisetas, Canecas, Posteres, Luminárias, Livros, Coletâneas de Vídeos e muito mais. Visite!
-----------------------------------------------------------------------------
Fala AssombradOs! As imagens deslumbrantes capturadas por um drone revelaram o impactante declínio de uma estância balneária, que um dia foi próspera, mas que foi transformada em uma "cidade fantasma". Em seu auge, Varosha, um subúrbio da cidade de Famagusta, na Costa Leste do Chipre, foi um retiro glamuroso que atraía os ricos e os famosos, incluindo Elizabeth Taylor e Brigitte Bardot, graças à sua praia idílica e comodidades modernas. Porém, a localidade foi abandonada por seus 40 mil habitantes depois que o país, localizado em pleno Mar Mediterrâneo, foi invadido pelas tropas turcas, que continuam ocupando Varosha até hoje, após um intenso conflito ocorrido em 1974.
Atualmente em ríunas, os antigos moradores e visitantes são impedidos de entrar na misteriosa estância, que é cercada por uma cerca, que se estende em direção ao mar para manter as pessoas afastadas. Depois de décadas de negligência, hotéis e apartamentos de alto nível, restaurantes e residências estão desmoronando, e aos poucos a vegetação vem tomando conta do lugar, embora a praia intocada e a água cristalina continuem sendo um tanto quanto convidativas. Os hotéis possuem janelas quebradas, as ruas estão desertas, sendo que existem placas indicando que é proibido fotografar ou gravar vídeos, sendo que os soldados turcos estão sempre atentos a qualquer movimentação. O subúrbio tornou-se uma das cidades fantasmas mais famosas do mundo, atraindo fotógrafos de todas as partes do planeta. Alguns conseguem tirar algumas fotos, embora atrás da cerca, porém outros são impedidos pelos guardas.
Essas imagens aéreas foram registradas em 2016, e proporcionam uma visão rara da estância turística. Nas imagens é possível notar, que o drone sobrevoa o subúrbio abandonado, e nos mostra os prédios abandonados praticamente dilapidados, e a cerca que separa Varosha de um bairro moderno, que ainda permanece sendo ocupado por moradores locais. Existe uma clara e evidente diferença entre os prédios das duas localidades.
Por fim, vale a pena lembrar, que o conflito no Chipre, em 1974, dividiu a ilha, porém as conversações de paz entre as comunidades grega e turca continuam em andamento, com ambos os lados expressando o desejo de fazer com que Varosha retorne à sua antiga glória. Houve uma série de propostas para reconstruir a cidade fantasma, e reabri-la para o mundo, mas até agora nada foi feito. Em 2015, ambos os lados concordaram em reabrir dois postos de controle, que ligavam as metades cipriotas, grega e turca, incluindo uma perto de Varosha. Vamos torcer, é claro, para que uma solução possa realmente ser encontrada, e que a cidade possa proporcionar muito mais do que uma lamentável história para ser contada!
Redator Marco Faustino
https://goo.gl/HCRQXn
-----------------------------------------------------------------------------
- CANAL SECUNDÁRIO: Vida de Nozes: http://goo.gl/Kxuw62
- CANAL DA NOSSA FILHA PENÉLOPE KIDS: https://goo.gl/uaKwZZ
- LOJA VIRTUAL
http://www.lojaassombrada.com.br/
- MIDIAKIT https://goo.gl/YRlIsN
- NOSSO BLOG: http://www.assombrado.com.br/
- FACEBOOK: http://goo.gl/ofNAWN
- TWITTER: https://twitter.com/AssombradoBlog
- INSTAGRAM: ana_lazafornaza
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
* Música: https://www.youtube.com/user/myuuji
* Jingle no final feito por Fernando Kielblock
[email protected]
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~