*** CUPOM DE DESCONTO: TESOURO ***
10% de desconto na compra de qualquer produto da Loja!
http://www.lojaassombrada.com.br/
Camisetas, Canecas, Posteres, Luminárias, Livros, Coletâneas de Vídeos e muito mais. Visite!
-----------------------------------------------------------------------------
Fala AssombradOs! Vocês já ouviram falar de um holandês de 58 anos chamado Wim Hof? Apelidado de o "Homem de Gelo", Wim Hof possui atualmente cerca de 26 recordes mundiais. Em 2007, ele escalou cerca de 6,7 quilômetros do Monte Everest, usando apenas shorts e sapatos, mas não alcançou o cume devido a uma lesão no pé. Em 2008, ele quebrou o recorde mundial ao ficar imerso no gelo durante 1 hora, 13 minutos e 48 segundos. Em fevereiro de 2009, Hof chegou ao topo do Monte Kilimanjaro usando apenas shorts, em cerca de dois dias. Ele também completou uma maratona (42 km), na Finlândia, em temperaturas próximas a -20ºC. Usando nada além de shorts, Hof terminou o percurso em 5 horas e 25 minutos. Em 2011, Hof quebrou o recorde de resistência ao gelo duas vezes, em Inzell, em fevereiro e em Nova York, em novembro, estabelecendo um novo recorde de 1 hora, 52 minutos e 42 segundos.
A explicação do homem de gelo para tantos poderes é "simples". De tanto se expor ao frio, ele desenvolveu uma técnica de concentração e meditação que lhe permite ajustar seu “termostato interno”. Resumindo? Ele teria poder sobre o hipotálamo, que controla a temperatura do corpo. Hof também diz que consegue agir sobre o sistema nervoso autônomo, o sistema que regula a respiração, a circulação do sangue e o ritmo cardíaco. Ele próprio apelidou sua técnica de "WHM" ( "Wim Hof Method" ou "Método Wim Hof"), que envolve exercícios de respiração, treinamento de mente/concentração, e exposição gradual ao frio.
Recentemente, para entender melhor como Wim Hof consegue suportar tanto frio, pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Wayne, em Detroit, nos Estados Unidos, realizaram uma experiência controlada de exposição ao frio. Ao usar um traje de corpo inteiro infundido com água com temperatura controlada, Wim passou por exames envolvendo duas técnicas de imagem: ressonância magnética funcional (fMRI) e tomografia por emissão de pósitrons (PET). O estudo foi publicado no dia 10 de fevereiro, no periódico "Neuroimage". O holandês praticou o "WHM" e os exames mostraram que sua método de respiração realmente permitiu regular a temperatura da pele e possivelmente a temperatura interna também. De acordo com professor Otto Muzik, autor de estudo, a regulação intencional da temperatura da pele, e consequentemente, a temperatura corporal interna, mesmo quando o corpo está estressado diante de tanto frio, é uma ocorrência incomum e pode explicar a resistência de Wim ao congelamento.
Muzik e seus colegas também examinaram atividades interessantes e substancialmente diferentes, que aconteceram no interior do seu tronco encefálico superior, em uma área chamada "matéria cinzenta periaquedutal". Essa área está associada aos mecanismos cerebrais para o controle da dor sensorial, e acredita-se que isso seja possível através da liberação de opióides e canabinóides. Os pesquisadores levantaram a hipótese de que, ao gerar uma resposta analgésica induzida pelo estresse na matéria cinzenta periaquedutal, o método Wim Hof pode promover a liberação espontânea de opióides e canabinóides no cérebro. Este efeito tem potencial para criar um sentimento de bem-estar, controle de humor e menor ansiedade. De acordo com os pesquisadores, os resultados levantaram a tentadora possibilidade de usar o "WHM" para intervir em diversos tipos de síndromes clínicas, assim como transtornos de humor ou ansiedade. De qualquer forma, serão necessárias mais pesquisas para obter uma imagem mais clara sobre a ciência por trás das técnicas do "Homem de Gelo". Interessante, não é mesmo? E vocês, AssombradOs, o que acharam? Deixem a opinião de vocês nos comentários!
Redator Marco Faustino
https://goo.gl/LWn1yE
-----------------------------------------------------------------------------
- CANAL SECUNDÁRIO: Vida de Nozes: http://goo.gl/Kxuw62
- CANAL DA NOSSA FILHA PENÉLOPE KIDS: https://goo.gl/uaKwZZ
- MIDIAKIT https://goo.gl/YRlIsN
- NOSSO BLOG: http://www.assombrado.com.br/
- FACEBOOK: http://goo.gl/ofNAWN
- TWITTER: https://twitter.com/AssombradoBlog
- INSTAGRAM: ana_lazafornaza
-----------------------------------------------------------------------------
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
* Música: https://www.youtube.com/user/myuuji
* Jingle no final feito por Fernando Kielblock
[email protected]
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~