*** CUPOM DE DESCONTO: TESOURO ***
10% de desconto na compra de qualquer produto da Loja!
http://www.lojaassombrada.com.br/
Camisetas, Canecas, Posteres, Luminárias, Livros, Coletâneas de Vídeos e muito mais. Visite!
-----------------------------------------------------------------------------
Fala AssombradOs! Marcos Rodríguez Pantoja teria vivido entre lobos durante 12 anos nas montanhas da província de Córdoba, na Espanha, antes de ser descoberto pela Guarda Civil espanhola aos 19 anos e trazido de volta à civilização. Porém, mesmo agora, aos 72 anos, Pantoja ainda não se adaptou completamente à vida entre os humanos. Nascido em Añora, Córdoba, em 1946, Marcos Rodríguez Pantoja perdeu a mãe quando tinha apenas três anos de idade e, pouco depois, seu pai o abandonou para morar com outra mulher em uma cidade vizinha. Quando menino, ele foi levado para as montanhas para substituir um velho pastor de ovelhas, e cuidar de um grupo de 300 animais. Ele disse que o pastor o ensinou a fazer uma fogueira e usar várias ferramentas, mas em 1954, quando Marcos ainda não tinha completado nem 8 anos de idade, o pastor morreu, o deixando sozinho.
Até hoje não está claro como Marcos acabou morando com lobos selvagens nas montanhas, mas quando a Guarda Civil o encontrou, cerca de 12 anos depois, ele já havia substituído as palavras por grunhidos parecidos com animais. Marcos foi reintroduzido a civilização, mas ele nunca se ajustou à vida entre os seres humanos. Em um determinado ponto, ele até tentou voltar para os lobos, mas "ele não era mais o mesmo", e os lobos não o viam mais como um irmão. Em uma recente entrevista para o jornal "El Pais", Marcos chegou a dizer que, se ele chamasse os lobos, os mesmos iriam responder, mas que não iriam se aproximar dele. Ele disse que cheirava feito uma pessoa e usava perfume. Marcos disse que suas últimas lembranças felizes datam de sua vida entre os lobos, da loba que lhe mostrou amor maternal pela primeira vez em sua vida, e seus filhotes que o aceitaram como irmão. Eles teriam o ensinado a sobreviver na natureza; quais frutos e cogumelos eram seguros para comer e quais eram venenosos. Ele se lembra de dormir em cavernas, entre morcegos, cobras e veados, e de correr descalço em terrenos acidentados. Aliás, ele disse que tinha calos tão grandes nos pés, que chutar uma pedra era como chutar uma bola.
Entretanto, esses momentos felizes terminaram quando a Guarda Civil o encontrou há 53 anos, e sua vida foi desfeita. Ele contou sobre ser enganado pelo seu companheiro, explorado por patrões de diversos empreendimentos, e como seus colegas riam dele, porque ele não sabia muito sobre política e futebol. Marcos mora atualmente no vilarejo de Rante, na província galega de Ourense. O inverno passado foi difícil para ele, uma vez que ele não tinha condições financeiras para comprar um aquecedor para sua pequena pensão. Felizmente, membros de um grupo ambientalista estão angariando fundos para fazer o isolamento térmico de sua casa, e comprar um aquecedor para o próximo inverno.
Apesar de sua total decepção com a vida entre os seres humanos, Marcos Rodríguez Pantoja está feliz, que pelo menos alguns de seus vizinhos o aceitam como sendo "um deles". Ele também adora conversar com as crianças sobre o amor pelos animais e a importância de proteger o meio ambiente. Aparentemente, as crianças são os humanos com quem Marcos mais se sente à vontade. Aliás, ele também é um dos poucos casos registrados de humanos "criados por animais", longe da civilização. Ele tem sido objeto de vários estudos antropológicos, livros e documentários. Enfim, e vocês, AssombradOs? Também estão decepcionados com a vida entre os seres humanos? Será que a vida entre lobos é realmente melhor? Deixem a opinião de vocês nos comentários!
Redator Marco Faustino
https://goo.gl/G2S1yd
-----------------------------------------------------------------------------
- CANAL SECUNDÁRIO: Vida de Nozes: http://goo.gl/Kxuw62
- CANAL DA NOSSA FILHA PENÉLOPE KIDS: https://goo.gl/uaKwZZ
- MIDIAKIT https://goo.gl/YRlIsN
- NOSSO BLOG: http://www.assombrado.com.br/
- FACEBOOK: http://goo.gl/ofNAWN
- TWITTER: https://twitter.com/AssombradoBlog
- INSTAGRAM: ana_lazafornaza
* Música: https://www.youtube.com/user/myuuji
* Jingle no final feito por Fernando Kielblock
[email protected]