*** CUPOM DE DESCONTO: VERONICA ***
10% de desconto na compra de qualquer produto da Loja!
http://www.lojaassombrada.com.br/
Camisetas, Canecas, Posteres, Luminárias, Livros, Coletâneas de Vídeos e muito mais. Visite!
-----------------------------------------------------------------------------
Fala AssombradOs! Misteriosas crateras aparecerem pela primeira vez na tundra russa em 2014, e levaram a inúmeras especulações sobre como as mesmas foram formadas. Houve quem comentasse que poderia ter sido o resultado de testes secretos de mísseis, ataques ou obras de seres alienígenas ou que as mesmas tinham sido um "efeito colateral" do chamado "aquecimento global. Aliás, foi justamente essa última especulação, que mais ganhou força entre os cientistas ao longo dos anos. Isso porque diversos pesquisadores acreditavam, que erupções subterrâneas de metano, ocasionadas pelo derretimento do permafrost estavam por trás das crateras. Agora, especialistas descobriram a partir da análise de imagens de satélite que as crateras, que normalmente se enchem de água, tendem a explodir mais de uma vez. Além disso, a principal autoridade russa, que investiga tais crateras, alegou que muitas explosões podem ter sido desencadeadas pela exploração massiva de gás natural para ser exportado para a Europa, incluindo a Grã-Bretanha, e a China.
O professor Vasily Bogoyavlensky, do Instituto de Pesquisa de Petróleo e Gás da Rússia, em Moscou, disse suspeitar, que as "atividades humanas", ou seja, a interferência dos seres humanos em relação a natureza através da perfuração de vastas reservas de gás da Península de Yamal, que são vitais para a economia russa, sejam as culpadas. Segundo ele, vazamentos de poços de gás levam a bolsões instáveis de metano acumulados sob o solo congelado. Inicialmente, esses bolsões causam um certo inchaço na tundra, que posteriormente explode, quando o gás se acumula sob uma camada espessa de gelo. Uma exceção, no entanto, é uma famosa cratera que explodiu no meio do rio Mordy-Yakha, que possui tão somente causas naturais. De acordo com o professor Vasily Bogoyavlensky, as amostras coletadas indicam que o gás é biogênico, e não há poços de gás nas proximidades. Conforme dissemos, essa "situação natural" talvez não explique todas as crateras. De qualquer forma, Vasily Bogoyavlensky ainda não tem plena certeza que as atividades humanas contribuíram para o surgimento de muitas das crateras, algo que ele definiu como sendo de natureza "tecnogênica", ou seja, causada pelo uso da tecnologia humana na tundra russa.
Em entrevista ao site de notícias "The Siberian Times", Vasily Bogoyavlensky também descobriu que as misteriosas crateras estão propensas a explodir mais de uma vez, ou seja, não são tão "estáveis", quanto se pensava anteriormente. De acordo com o professor, foi a partir da análise de imagens de satélite, que eles descobriram que uma cratera inundada havia explodido novamente. Os detalhes dessa cratera não foram mencionados, porém eles devem ser publicados em breve em um periódico científico. Segundo o professor, uma coisa é certa, as crateras não são um fenômeno único. Ele está preocupado com o risco de desastres ecológicos se as explosões ocorrerem sob gasodutos, instalações de produção ou áreas residenciais. Para vocês terem uma ideia, no ano passado, foram detectadas mais de 7.000 protuberâncias no solo. Apesar de nem toda protuberância representar perigo (entendam como risco de explosão), é necessário muita cautela antes de chegar a qualquer conclusão. Vasily Bogoyavlensky recomendou a instalação de mais estações sísmicas para monitorar possíveis explosões perto de gasodutos ou áreas residenciais.
É interessante ressaltar, que essa não é a primeira vez que o professor Vasily Bogoyavlensky tenta alertar as autoridades russas e o restante do mundo para o que está acontecendo em relação a essas crateras e ao derretimento do permafrost que, muito provavelmente, vem contribuindo para a formação de inúmeras protuberâncias. O maior problema é se esses bolsões de metano se formarem logo abaixo de instalações industriais ou residenciais, algo que poderia ceifar a vida de centenas ou milhares de pessoas, além de afetar significativamente a economia russa e o abastecimento de gás na Europa. Enfim, é bom ficar de olho nessa questão. E vocês, AssombradOs, o que acham? Deixem a opinião de vocês nos comentários!
Redator Marco Faustino
-----------------------------------------------------------------------------
- CANAL SECUNDÁRIO: Vida de Nozes: http://goo.gl/Kxuw62
- CANAL DA NOSSA FILHA PENÉLOPE KIDS: https://goo.gl/uaKwZZ
- MIDIAKIT https://goo.gl/YRlIsN
- NOSSO BLOG: http://www.assombrado.com.br/
- FACEBOOK: http://goo.gl/ofNAWN
- TWITTER: https://twitter.com/AssombradoBlog
- INSTAGRAM: ana_lazafornaza
* Música: https://www.youtube.com/user/myuuji
* Jingle no final feito por Fernando Kielblock
[email protected]