- Tudo sobre a 1ª Viagem UFOARQUEOLOGICA do Canal Assombrado: https://goo.gl/JJu5iM
Assombrados, alguns tempo atrás fiz o especial sobre um local muito especial: Puma Punku, na Bolívia. Para muitos estudiosos, só poderia ser construído por alienígenas. No local são encontrados blocos cortados de uma forma que para muitos, o povo do local não seria capaz de realizar tal feito, restando somente a hipótese de extraterrestres. É um local mágico e eu e a Ana escolhemos ele como um dos destinos da 1ª Viagem UFOARQUEOLÓGICA do canal Assombrado! Sim assombrados, vamos fazer uma viagem incrível, que vai ser do dia 03/11 ao dia 09/11/18. Serão muitos os destinos que visitaremos na Bolívia e você pode saber tudo visitando o site da operadora de turismo Terra Inca, que é quem está gerenciando tudo pra gente. As vagas são limitadas, garanta a sua. Assista o trailer abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=OBkN7Mnye4M
-----------------------------------------------------------------------------
O episódio começa de onde terminou o anterior, com eles tirando um grande pedaço de ferro de dentro do poço GAL-1. O pedaço deve ter 45-60 cm e é mais pesado do que parece, além de parecer bem antigo também. Ele estava a 47 metros de profundidade, e isso indica presença humana.
Em 1897,Frederique Blair e William Chappel encontraram o chamado Cofre de Chappel no local, onde a 52 metros de profundidade a broca deles não avançou mais e eles supuseram que teriam encontrado uma placa de metal. Será que é essa placa? A profundidade não bate...
A tenaz trás mais uma vez pedaços de metal, e eles ligal para Marty vir dar uma olhada. Será que vão descobrir algo?
De repente, o operador chefe chega e diz que a tubagem não está mais afundado, que o oscilador encontrou torque e não avança mais. Balde de água fria em todo mundo. Será que atingiram uma placa de metal ou a rocha-mãe?
Para descobrir, vão usar uma enorme viga de metal de 4 toneladas como ariete vertical e enviar a tenaz para ver o que tem lá embaixo.
Enquanto eles martelam o poço, Rick e Jack Beagley vão até a casa de Dan Blankenship se encontrar com Dan, Charles Backhouse e a historiadora que veio trazer o resultado de sua pesquisa com o espigão (grande prego).
Ela diz que é de um navio espanhol, e que é por volta de 1575 a 1600 d.C. Isso sustenta a teoria de que um navio foi afundado no pântano. Eles encontraram uma moeda espanhola, tábua de 5 metros, o finado Fred Nolan também encontrou diversas peças no local.
Dan diz que os comandantes do navio ficavam com 15% dos tesouros que eles levavam daqui das Américas para o rei espanhol. Talvez algum tenha resolvido ficar com 100% do tesouro e desviou um navio para Oak Island.
Isso monta uma história para eles pedirem uma licença para escavar o local, o que eles vão fazer. Talvez na próxima temporada...
O episódio volta para o poço GAL-1. O martelo terminou e agora eles envia a tenaz, uma menor, de 3 toneladas ao invés da de 8 toneladas, para ver o que tem embaixo da camada dura.
A tenaz sobe com coisas interessantes: madeira e metal. Não é a rocha-mão embaixo. Ela trás um pedaço de ferra, martelado a mão e cheio de furos, que deve ter sido usado num canto, e depois eles encontram uma espécies de arruelas primitivas. Que coisa mais bizarra. Isso está a 49 metros de profundidade! Será que são peças de um cofre revestido com metal?
A equipe decido enviar a tenaz novamente para trazer mais coisas. O operador chefe pede para o operador da tenaz dar uma martelada antes de puxar, e tomar cuidado para ela não ficar presa.
Entretanto, quando a tenaz está subindo, uma grande barulho é ouvido. Ela ficou presa!
Depois de pensar, eles tentam e conseguem trazer a tenaz, que não trouxe nada interessante.
Por fim, eles tomam a decisão de não enviar a tenaz novamente para que ela não fique presa. Eles vão analisar o metal que saiu e depois voltam se necessário. As operações no Poço do Dinheiro foram oficialmente encerradas nessa temporada.
O pessoal se reúne na Sala de Guerra e entram em videoconferência com a Dr. Lori, que analisou vários objetos.
O primeiro é o botão de ouro, encontrado na área do Poço do dinheiro, ela diz que é um botão de uniforme britânico, do final do século XVIII e início do XIX.
O outro objeto é a placa de metal perfurada. Ela data de 1650-1800 e era usada para fazer ligação entre madeira e ferro em arcas de tesouro! Era usada em navios, e a dr. Lori acredita que as peças de um navio foram reusadas na área do Poço do Dinheiro.
Por fim, eles dizem que vão fazer mais análises nos objetos.
Por fim, eles se discutem como foi o ano e o que fazer no próximo. Declaram que foi uma temporada empolgante e que vão continuar a procurar o tesouro. FIM DE TEMPORADA!
* Música: https://www.youtube.com/user/myuuji
* Jingle no final feito por Fernando Kielblock
[email protected]