- Tudo sobre a 1ª Viagem UFOARQUEOLOGICA do Canal Assombrado: https://goo.gl/JJu5iM
Assombrados, alguns tempo atrás fiz o especial sobre um local muito especial: Puma Punku, na Bolívia. Para muitos estudiosos, só poderia ser construído por alienígenas. No local são encontrados blocos cortados de uma forma que para muitos, o povo do local não seria capaz de realizar tal feito, restando somente a hipótese de extraterrestres. É um local mágico e eu e a Ana escolhemos ele como um dos destinos da 1ª Viagem UFOARQUEOLÓGICA do canal Assombrado! Sim assombrados, vamos fazer uma viagem incrível, que vai ser do dia 03/11 ao dia 09/11/18. Assista o trailer abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=OBkN7Mnye4M
O programa começa mostrando alguns veículos chegando na ilha, da empresa GEO-TECH. Entre esses veículos está um especial, o que vai fazer a perfuração dos 38 furos ao redor do poço GAL-1 para descobrir onde está o Poço do Dinheiro. Relembrando, o poço GAL-1 é onde foi encontrado os melhores objetos. Eles vão verificar o que sai dessa malha de furos e ver se encontram alguma coisa significativa, como pedaços de mapas. Os buracos vão chegar na hora mãe, a 60 metros de profundidade!
Enquanto a grade é feita, o pessoal vai até a Universidade Santa Maria em Halifax, distante 80 km, para se encontrar com dois pesquisadores que vão analisar o grande prego encontrado no episódio passado nos despojos do poço Gal-1.
Os examinadores usam um microscópio eletrônico e procuram algumas marcas e elementos, para poderem datar o prego. Se tiver manganês e enxofre indica que é de 1840 para frente. Mas nesse caso, a peça é 90% ferro puro e 10% carbono.
Isso mostra que ele tem centenas de anos e provavelmente pode ser até do ano 1600, cerca de 100 anos antes do Poço do Dinheiro! A equipe fica bastante feliz com o resultado.
A equipe volta para a área do Poço do Dinheiro para ver os primeiros furos que foram feitos. Aqui é explicado que eles contrataram o arqueólogo local para procurar nos despojos dos furos. Ele faz uma analise de datação e várias outras. Para ajudar a encontrar objetos, eles também tem uma maquina que fica abaixo de onde são jogados os despojos e que peneira tudo, deixando assim objetos grande no alto.
Um pedaço de carvão foi encontrado no 3 buraco, que eles estão fazendo enquanto a equipe está lá. No poço original foram encontradas camadas de carvão. Será ele um carvão do poço original ou carvão usado por mineiros para trazer ar puro para baixo?
Então um grande barulho é ouvido e água começa a jorrar pelo poço C-1, aquele que viram o objeto dourado e que o mergulhador entrou no episódio passado. Muita água. Isso mostra que tem uma ligação entre o puro que estavam fazendo e o poço C-1. Será que encontraram um dos túneis de inundação?
O fato é que isso agita o poço e faz com que enviar um mergulhador lá novamente, pois esta tudo revirado e não vai dar para ver nada.
Mais cedo naquele dia, a equipe se encontrou com Doug Crowell, um historiador local, em um pub na cidade vizinha de Mahone Bay. Ele trouxe informações interessantes sobre o Lote 26, aquele que o caçador de metais Gary Drayton encontrou diversas moedas do século XVII.
O lote 26 era de Samuel Ball, o ex-escravo, mas Doug descobriu quem era o dono anterior, um capitão e pirata chamado James Anderson, que jurou lealdade ao EUA durante a guerra e depois de receber um navio, virou a casaca e apoiou os ingleses. Ele foi acusado de traição e então para escapar da pena fugiu para Oak Island onde comprou o lote 26.
E mais, tem descendentes dele vivendo em Oak Island que concordaram em conversar sobre o assunto.
Doug Crowell, Chales Backhouse, Alex Lagina e Peter Fornetti foram para uma cidade próxima de Wolfvile se encontrar com um descendendo do capitão James Anderson, que contou algumas coisas interessantes e mostrou o baú do capitão! Eles abrem o baú e veem muitos papeis, papéis esse que mostram que ele era maçom grau 9 e o recibo da compra do seu navio, chamado Betsy. Seria esse o navio que foi enterrado na área do pântano?
Veja que interessante, ele era maçom, a irmandade dos pedreiros. Será que ele enterrou o tesouro no Poço do Dinheiro?
E mais, o molho de chaves que abre o baú tem 4 chaves. Seriam as outras 3 as que abririam os 3 baús que as descendentes dos McGinnis disseram que eles encontraram?
Gary Draiton, Jack Begley e Petter Fornetti vão para Issacs Point no lado leste da ilha. Devido as fortes chuvas, o solo foi revirado e surgiram grande erosões, que podem revelar algumas coisas interessantes que estavam enterradas no solo.
Logo eles encontram uma bala de mosquete e depois uma moeda Maravedi cortada! Essa tipo de moeda espanhola foi usada nos séculos XVII e XVIII. Ela era cortada quando tinha de dar um pagamento com preço menor que seu valor.
* Música: https://www.youtube.com/user/myuuji
* Jingle feito por Fernando Kielblock
[email protected]