Publicado em 1 de dezembro de 2020
O famoso “Buraco de Cajamar” como ficou conhecida a cratera de 50 metros de diâmetro e 13 metros de profundidade que engoliu oito casas na cidade de Cajamar, completou nesta última sexta-feira, 12 de agosto de 2016, 30 anos.
Eram 9 horas da manhã de 12 de agosto de 1986 quando um forte estrondo, semelhante explosão de uma bomba, foi ouvido pela vizinhança da rua Barão de Rio Branco, atual Valdomiro dos Santos. Abriu-se, de repente, um buraco no meio da horta do quintal da casa de uma moradora. O buraco cresceu e começou a engolir as residências ao redor, e até mesmo um sobrado de dois andares, recém-construído, foi tragado pelo solo. Assustados, os moradores do bairro da Lavrinha, considerado o Centro do município, virou alvo de repórteres de todo o Brasil.
O caso aconteceu por fenômenos de colapso e subsidência de grandes proporções, especialmente impactantes por ocorrerem em plena área urbana. Na principal área atingida, três casas haviam sido tragadas, enquanto que recalques e trincas afetaram dezenas de outros imóveis, estendendo-se ao bairro Vila Branca.
Em meados de setembro a cratera havia atingido 25 m de diâmetro. No início de dezembro havia evoluído para 32 m, conservando a profundidade de 13 m, após o que parece ter-se estabilizado. A água subterrânea surgiu em seu fundo em meados de novembro, ascendendo até 7 m em fevereiro de 1987.
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) detectou na época que o afundamento ocorreu porque havia cavernas no subsolo da cidade, além de uma camada de rocha calcária. Influenciaram também na formação do buraco a retirada de água do subsolo pela Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) e por uma fábrica de bebidas, além de detonações realizadas por uma pedreira próxima ao local, informa o laudo que o geólogo Fernando Luiz Prandini fez na época.
Hoje no local existem apenas lembranças dos antigos moradores. A Praça Alfredo Sória, é apenas mais uma das praças municipais da cidade. No local não há mais indícios do “Buraco de Cajamar”, conhecido internacionalmente. Desde sua origem, o município de Cajamar ficou conhecido como a “cidade do buraco”.
No Stickers to Show