Inscreva-se em Incrível: https://goo.gl/ZHFt2x
----------------------------------------------------------------------------------------
Pensamos que sabemos tudo sobre a nossa Terra, que nada mais pode nos surpreender. Você ficará surpreso quando descobrir o quanto ainda precisa aprender sobre o nosso planeta: vamos começar com 10 fatos terrestres pouco conhecidos. Você já deve ter ouvido chamarem-na de "o planeta azul", mas você sabia que os cientistas dizem que a Terra era, originalmente, de uma cor diferente? Ou que a Lua não é o único satélite da Terra?
O campo magnético é vital para a Terra, porque protege o planeta do impacto dos ventos solares. Pensamos no campo magnético do nosso planeta como algo constante e estável, mas a verdade é que ele está mudando. James Ross, um explorador e oficial da marinha britânica, identificou o polo magnético norte pela primeira vez em 1831. Em 1904, Roald Amundsen, um explorador de regiões polares, da Noruega, alcançou novamente o polo magnético norte e ficou surpreso ao descobrir que estava a cerca de 50 Km do local da descoberta de Ross.
A Terra, apesar da crença comum, não é perfeitamente redonda. Parece mais uma esfera "esmagada". Então, sua massa é irregular e difere de um lugar para outro, o que causa “oscilações” da força de gravidade em diferentes regiões do planeta.
Um corpo celeste menor, com cerca de 1200 Km de diâmetro, orbitava a Terra como uma segunda lua. É mais provável que tenha colidido com o nosso principal satélite. Os cientistas também não descartam a probabilidade de que um dia a Terra venha a ter algum outro satélite.
Se todo o ouro existente na Terra pudesse ser extraído, seria suficiente para cobrir toda a superfície do planeta com uma camada de cerca de 60 cm. E se todos os habitantes da Terra ganhassem um pedaço igual, cada um receberia 4 Kg desse tesouro.
O magma, existente abaixo da superfície de lagos de crateras, emite dióxido de carbono nas águas desses lagos. Este dióxido de carbono se acumula em uma camada espessa no fundo, até que a pressão não aguenta mais, e ele é liberado em uma explosão.
Música:
https://www.youtube.com/audiolibrary/music
Minutagem:
A lua, provavelmente, é um pedaço da terra. 0:42
O campo magnético da Terra está mudando. 1:21
A gravidade não é a mesma em todo o planeta. 2:49
A Terra tinha e ainda poderá ter mais uma lua. 4:03
Existem “luamotos” na lua. 5:12
Nosso planeta é coberto de ouro. 5:45
A terra era violeta. 6:32
A montanha mais alta do planeta não é a que você pensa. 7:06
A terra tem lagos que explodem. 8:14
A Terra foi o local da mais poderosa erupção vulcânica de todos os tempos. 9:05
Resumo:
-Há cerca de 4 bilhões de anos, um gigantesco pedaço de rocha do tamanho de Marte colidiu com nosso planeta. Como resultado, um enorme pedaço da Terra se separou e se transformou em nosso satélite, a Lua.
-Pesquisadores dizem que, desde o século XIX, o polo magnético do norte se deslocou cerca de 1.100 km, movendo-se para o noroeste através do Ártico canadense.
-Uma das anomalias gravitacionais é encontrada na baía de Hudson, no Canadá, onde a gravidade é muito mais fraca do que em qualquer outro lugar do planeta.
-Alguns cientistas acreditam que nosso planeta costumava ter um satélite adicional que colidiu com nosso satélite principal.
-Os terremotos na Lua são muito mais profundos e mais próximos do centro do satélite, a meio caminho entre a superfície e o núcleo.
-Cerca de 20 milhões de toneladas de ouro podem ser encontradas dentro do nosso planeta e nos mares.
-Dr. Shil DasSarma, um geneticista microbiano da Universidade de Maryland, acredita que micróbios antigos provavelmente não usavam clorofila, mas outras moléculas para processar a luz do sol e, por isso, nosso planeta costumava ser violeta.
-Se medida a partir de sua base, no fundo do oceano, até o pico, Mauna Kea tem 10203 m de altura, tornando-se, tecnicamente, a montanha mais alta do planeta.
-Nyos, Monoun e Kivu são lagos de crateras na África, que estão localizados em terras vulcânicas.
-A erupção mais poderosa já registrada aconteceu em abril de 1815, na Indonésia. Foi classificada como de intensidade 7 (ou “supercolossal”) no Índice de Explosividade Vulcânica.
----------------------------------------------------------------------------------------
Nossas Redes Sociais:
Facebook: http://facebook.com/incrivelclub/
5-Minute Crafts Youtube: goo.gl/0f2h9p
----------------------------------------------------------------------------------------
Para mais vídeos e artigos, acesse: http://incrivel.club
No Stickers to Show