Publicado em 17 de junho de 2019
Na tarde deste domingo (16), uma história envolvendo o jornalista Glenn Greenwald, do jornal The Intercept , hackers russos, criptomoedas e o caso do vazamento de conversas entre o ministro Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol, vazadas nos últimos dias, surgiu nas redes sociais e ganhou o apelido de 'Show do Pavão'.
Tudo começou quando um usuário do Twitter (@ oppavaomisterioso) revelou supostas informações sobre o episódio. A conta, que foi deletada minutos depois de lançar todas as publicações, serviu para dar início a uma grande divulgação do conteúdo, principalmente por vários bots, na rede social.
Apesar de se tratar de uma tentativa de acusação, o ' Show do Pavão ' acabou virando motivo de piada.
Após viralizar e se tornar um dos assuntos mais comentados no Twitter, o episódio foi comentado, e questionado, por Greenwald . Em seu perfil na rede social, o jornalista levantou uma série de questões sobre a trama de boatos levantada no ' Show do Pavão' , lembrando como é a atuação de robôs em um "ataque maciço" nas redes.
"Qualquer um com uma racionalidade mínima ou tempo para pensar sobre isso imediatamente reconhece a estupidez desequilibrada disso", disparou o jornalista.
Além disso, o jornalista apontou que os "documentos falsificados" utilizados para embasar a denúncia continham erros simples de tradução: "Se a rede de Bolsonaraistas/@MBLivre/@tercalivre for fabricar documentos falsificados em inglês para tentar espalhar falsas acusações contra mim, pelo menos tenha a cortesia de não ser tão preguiçoso a ponto de errar as palavras básicas."
"E da próxima vez que vcs quiserem forjar um documento em inglês, não esqueçam de expressar os números em inglês, não em português, pra que sua fraude não seja tão óbvia. Demora menos de 30 segundos pra usar o Google Tradutor. Haja preguiça"
Por fim, Greewald afirmou que não acredita na participação de integrantes do Movimento Brasil Livre ( MBL ) no que chamou de fraude e finalizou: "Uma pessoa chave do grupo ajudou a espalhá-lo, mas ele já o apagou. Isso foi divulgado pelo PSL, @TercaLivre, os disseminadores usuais bolsonaristas do Fake News e fraudes".
Fonte: IG
No Stickers to Show