Publicado em 14 de janeiro de 2021
*Inscreva-se e ative o alerta de notificações do canal (clicando no sininho).*
Como reconhecer a Hérnia Umbilical Infantil e como tratá-la?
A hérnia é uma pequena saliência que, em bebês, geralmente aparece perto do umbigo ou da virilha (inguinal) quando um órgão ou tecido está fora do lugar. Ela surge em uma abertura da parede muscular do bebê, que deveria estar fechada.
Neste vídeo, vamos tratar deste tipo de hérnia, frequente nas crianças recém-nascidas. Apesar de preocupar os pais, não representa um risco para a saúde do bebê.
Sintomas da Hérnia Umbilical:
A hérnia umbilical é assintomática, ou seja sem sintomas. As mamães que ficam desesperadas quando vêem o umbigo estufado, para fora ou elevado, parecendo que vai "estourar", podem ficar tranquilas; isso não vai acontecer.
Muito raramente a hérnia causa dor no bebê. O uso de botões, faixas e moedas, não devem ser utilizados. Além de não fechar a hérnia, eles ainda podem atrapalhar!
Como a hérnia não causa nenhum sintoma, não tem necessidade de restringir nenhuma atividade da criança.
Diagnóstico da Hérnia Umbilical:
O tratamento da hérnia umbilical varia de acordo com o tamanho da hérnia. As crianças que tem a hérnia grande e volumosa, com anel herniário de mais ou menos 2 centímetros, imagina-se que essa hérnia não irá fechar sozinha.
Mas os médicos pedem que se aguarde em média até a criança completar 3 anos de idade, porque pode ocorrer o fechamento espontâneo; o que vai descartar a necessidade da realização de uma cirurgia.
A cirurgia fica reservada para as hérnias maiores e também por questão estética, para ficar com aspecto melhor.
O diagnóstico é feito visualmente, é o umbigo que fica estufado. Em geral, as crianças que tem umbiguinho estufado, tem hérnia umbilical. O diagnóstico é feito somente com exame físico, raramente tem a necessidade de fazer um exame de imagem para comprovar esse diagnóstico.
Normalmente a cirurgia de hérnia umbilical é uma cirurgia simples, elas operam e tem alta no mesmo dia e a recuperação é tranquila. A criança fica afastada das atividades escolares de 7 a 10 dias, e das atividades físicas por um período maior, de 1 mês.
*Mas atenção: a hérnia umbilical não deve ser confundida com a hérnia inguinal (veja nosso vídeo sobre hérnia inguinal). No caso desta última, será necessário tomar algumas precauções.*
A cirurgiã pediátrica Dra. Carla Mattar responde no nosso vídeo tudo sobre hérnia umbilical nos bebês: https://youtu.be/qZeF3HVuZkw
Veja também nosso vídeo sobre Hérnia Inguinal: https://youtu.be/tQelFB9Ps-0
Inscreva-se no nosso canal e não deixe de acompanhar as nossas mídias:
http://euamomeubebe.com.br
Facebook: /euamomeubebe
Instagram: @euamomeubebe_
https://bit.ly/2uKLnpI
#hernia
#umbigo
#HerniaUmbilical
#euamomeubebe
No Stickers to Show