Publicado em 6 de agosto de 2022
Quantas vezes você se esforçou loucamente para deixar claro o que pensa e ainda assim entendem tudo errado? Na verdade os valores, cultura, vivências anteriores e o tropeço de manhã contamina a forma como ela percebe o que ouve e vê.
...................................................................................
Agendamento psicoterapia on-line ou presencial: WhatsApp 11 99787-4512
http://www.marisapsicologa.com.br/horarios-disponiveis.html
Atendimento presencial: Rua Bela Cintra, 968 (prox Av Paulista - Metrô Consolação e Metrô Paulista)
Psicólogo presencial em São Paulo região da Av Paulista, Consolação, Cerqueira Cesar.
Inscreva-se neste canal http://goo.gl/32B3B6
Ajude a manter este canal no ar: Pix 11 99787-4512
Seja membro do clube de canais:
https://www.youtube.com/channel/UCliaiEpuK9wnoNUie3UyXxA/join
E-books Gratuitos http://www.marisapsicologa.com.br/materiais.html
E-books já publicados TOC Transtorno Obsessivo Compulsivo. Transtornos de Personalidade. Depressão. Tratamentos psicológicos. Ansiedade. Pânico. TDAH Déficit de atenção. Hipocondria. Esquizofrenia. Anorexia. Obesidade. Agorafobia. Tratamento para alcoolismo. Auto estima. Ansiedade infantil. Timidez. Bournot . Ejaculação Precoce. Superando a dor da separação. Como manter a sanidade mental na quarentena. Insônia. Neurose de Abandono. Borderline.
Participar do grupo no Telegram: https://t.me/PsicologosemSP
Este vídeo se propõe a apresentar situações nas quais um psicólogo pode atuar no processo de psicoterapia, não tendo função de tratamento. A psicoterapia é o seu espaço para receber orientação, refletir, se conhecer, mudar comportamentos, pensamentos e sentimentos
Marisa de Abreu
Psicóloga CRP 06/29493
_________________________________________
00:00 Apesar do seu esforço ainda vão pensar muito errado a seu respeito
01:00 Como marcar psicoterapia
01:50 O perigo que existe nas conversas
03:00 O lado ruim de pensar em voz alta
04:15 Consequencias de ser mal interpretado
06:26 Erro de interpretação nas redes sociais
09:25 Porque as pessoas interpretam tudo errado
Você pode saber o que disse, mas nunca o que o outro escutou (Lacan)
Existe um certo perigo nas conversas. Coisas ditas de forma resumida, para não se prolongar demais e cansar quem te escuta acaba dando margem para que o outro complete com dados que você nem pensava, ou se detalhar demais o outro acaba cansando e escuta somente partes da conversa, e partes que não definem a ideia real.
Ainda pior ao “pensar em voz alta” perto de alguém, naqueles momentos de reflexão onde várias ideias são colocadas, e no fim você conclui por uma delas. Mas quem te ouviu preferiu acreditar que você pensa o que era apenas um esboço de pensamento.
As consequências podem ir de um descontentamento desta pessoa com a imagem que ela fez de você, mas não podemos negar a possibilidade desta pessoa gostar muito de você por algo que você não disse.
Outras vezes as consequências podem ser bem mais graves, no ambiente de trabalho pode acontecer até uma demissão, pois um comentário sobre algo que você vê que pode ser melhorado na empresa pode ser interpretado como críticas e impossibilidade de você continuar neste trabalho. Com amigos pode haver ruptura na amizade, onde a tentativa de explicação pode parecer que você está tentando convencer que disse outra coisa. Namoros e casamentos podem acabar pois o outro imagina que você está tentando enganar quando ele já percebeu “quem você é”, quando na verdade ele percebeu quem ele conseguiu interpretar.
“Você pode saber o que escreveu, mas nunca o que o outro leu” seria uma máxima apropriada para os dias atuais. Escritas em redes sociais precisam ser curtas, e nem todos tem boa capacidade de síntese, e com poucas palavras o risco de entenderem o que querem, e não o que você disse, é grande.
Quem lê pode se prender a apenas a pedaços da ideia que você tentava colocar, e assim produz sentidos nos quais não existe lógica.
Quando as pessoas veem ou escutam algo, tiram uma opinião de acordo com a sua percepção, valores, cultura, experiências pessoais, os afetos ou desafetos, e inclusive como estão se sentindo no momento.
Quantas vezes uma pergunta de curiosidade não foi interpretada como julgamento. Uma dúvida foi interpretada como certeza.
Sem falar que não falamos somente com palavras, quantas vezes um suspiro de reflexão foi interpretado como insatisfação, um olhar de curiosidade como censura.
Pode ser importante entender qual o ponto entre melhorar sua comunicação, observar a si mesmo quanto a estar passando realmente o que pensa e sente, e simplesmente deixar com o outro a responsabilidade daquilo que entende, deixando com ele a angustia de sua interpretação.