Publicado em 1 de dezembro de 2020
O projeto GEF Biogás Brasil adquiriu um biodigestor autônomo de média escala capaz de converter esterco animal e resíduos orgânicos de residências e pequenos negócios em gás de cozinha e fertilizante líquido.
A montagem do equipamento leva até três horas. Seu sistema autônomo não exige energia elétrica ou água pressurizada para funcionar. O biodigestor tem capacidade para produzir até oito horas de gás de cozinha diariamente.
O projeto GEF Biogás Brasil prevê ações locais e nacionais de estímulo à integração do biogás à cadeia produtiva brasileira. A iniciativa é implementada pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Além destes, compõem a direção do projeto as seguintes entidades: Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Itaipu Binacional, Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério do Meio Ambiente (MMA), e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Associação Brasileira do Biogás (Abiogás) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) são entidades parceiras do projeto, que recebe recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility).
No Stickers to Show