*** CUPOM DE DESCONTO: VERONICA ***
10% de desconto na compra de qualquer produto da Loja!
http://www.lojaassombrada.com.br/
Recentemente, alguns usuários nos enviaram algumas fotos de uma "rã gigante" de 3 metros de comprimento e cerca de 100 quilos, que teria sido encontrada em algum ponto de Porto Murtinho, um pequeno município brasileiro, que conta com pouco mais de 15 mil habitantes no Estado do Mato Grosso do Sul, localizado a 440 km a sudoeste da capital do estado, Campo Grande. A cidade de Porto Murtinho faz fronteira com o Paraguai sendo, inclusive, banhada pelo próprio Rio Paraguai. Teria sido justamente a partir de Porto Murtinho, que teria surgido uma história, de que pescadores teriam capturado a tal "rã gigante" no fim da tarde do último sábado (7). Tanto em alguns textos quanto em alguns áudios, que estão sendo propagados em grupos do aplicativo WhatsApp, mencionam que a "rã-gigante" teria sido descoberta no "lado paraguaio", e que as autoridades locais estariam levando o estranho animal para Assunção, capital do Paraguai, para a realização de estudos científicos. Uma outra versão chegou a mencionar que a "Fundação Chico Mendes" e autoridades brasileiras estariam indo buscar a "rã gigante" de helicóptero.
Evidentemente, conforme vocês podem perceber, existe uma série de informações totalmente desencontradas sobre a tal "rã-gigante". Além disso, não há nenhuma notícia proveniente de um veículo de imprensa confiável afirmando a descoberta de um animal deste porte, e muito menos a movimentação de autoridades paraguaias ou brasileiras nesse sentido. Se houvesse, com certeza alguém teria tirado uma foto ou gravado um vídeo mostrando esse momento. Para piorar a situação, existem dois detalhes, que talvez muitas pessoas não saibam, quando se deparam com esse caso. Em primeiro lugar, a maior anuro do mundo (ordem dos anfíbios saltadores sem cauda, da qual fazem parte os sapos, as rãs e as pererecas) é a rã-golias (Conraua goliath), que pode chegar a 35 cm e pesar 3,5 kg, o peso equivalente ao de um gato. Também chamada de rã-gigante-africana, ela vive nas florestas tropicais de Camarões e da Guiné Equatorial, dois países do oeste da África. Apesar do tamanho, ela conserva a agilidade de suas primas menores e consegue pular a uma distância de 3 metros. Em segundo lugar, essas mesmas fotos já estavam circulando na imprensa internacional desde o fim do mês de março, e sendo atribuída a uma "rã-touro" encontrada em Havana, capital de Cuba! Resumindo? As fotos não teriam sido originalmente tiradas por brasileiros e nem mesmo paraguaios.
Segundo o site "Cuba Trendings", toda essa história teria partido de um usuário no Facebook chamado Luis Alberto Calderin. Em sua publicação, Luis Alberto mencionou que o animal se tratava de uma "rã-touro" gigante, que havia sido capturada acidentalmente em uma rede de pesca. Rapidamente, muitos usuários disseram que Luis deveria ligar para organizações de proteção aos animais, e que aquela seria uma grande descoberta. Outros compararam o animal a personagens lendários de filmes da década de 1980. O problema, no entanto, é que a rã-touro é uma espécie que alcança, no máximo, cerca de 25 cm, e pesa, no máximo, por volta de 2,5 kg. Resumindo? Muito longe dos supostos 3 metros e 100 quilos alegados. Aliás, nas fotos é possível notar que a tal "rã gigante" está pendurada apenas por um fio bem fino, o que denota que o animal é leve. Basta imaginar um ser humano, que tivesse 2 m de altura e 100 kg, que muito provavelmente aquele fio não iria conseguir sustentar seu corpo.
O site de notícias brasileiro "MidiaMax" chegou a publicar a opinião de um biólogo chamado José Lombo. Segundo ele, as imagens seriam "falsas". O biólogo esclareceu que seria impossível uma rã atingir tais proporções. "Parece a rã-touro, mas a perspectiva da foto é que não permite comparação com alguma escala. Até parece maior pelo ângulo", disse o biológo. Entretanto, é importante ressaltar que, a princípio, as imagens seriam verdadeiras, a questão é que estaríamos diante de uma técnica fotográfica chamada de perspectiva forçada. Essa técnica permite criar ilusões de ótica que permitem mudar o tamanho dos objetos, ou seja, deixá-los, na imagem, muito maiores ou menores, do que eles são na vida real. Simplificando? Provavelmente, estamos mesmo diante de uma rã-touro, porém as fotos tiradas dão a impressão que o animal é gigantesco, quando, na verdade, é muito menor. Provavelmente, o responsável por tirar as fotos sabia exatamente o efeito que queria causar. É difícil cravar que tenha realmente acontecido em Havana, mas não aconteceu em Porto Murtinho ou do outro lado da fronteira, Enfim, e vocês, AssombradOs, o que acham? Deixem a opinião de vocês nos comentários!
Redator Marco Faustino
https://goo.gl/WbsVsU
* Música: https://www.youtube.com/user/myuuji
* Jingle no final feito por Fernando Kielblock
[email protected]
No Stickers to Show