Windows 8.1 é o nome da primeira grande atualização para o Windows 8, que é o sucessor do Windows 7. Esta atualização será disponibilizada gratuitamente para os usuários do novo sistema operacional da Microsoft através da Windows Store no segundo semestre de 2013.
Antes do lançamento oficial, uma versão de testes pública foi disponibilizada para download pela Microsoft durante a conferência BUILD, realizada nos dias 26, 27 e 28 de junho nos Estados Unidos. Essa versão é a Windows 8.1 Preview e está disponível para qualquer internauta baixar (inclusive a versão em português) aqui. Usuários corporativos podem obter mais informações aqui.
Além de correções de bugs, esta atualização trará o navegador Internet Explorer 11, novas opções para personalização da tela inicial, mudanças na versão “Metro” do painel de controle, novos aplicativos, suporte para uso de aplicativos como alarmes na tela inicial, otimizações com foco nos novos processadores Haswell da Intel, mudanças internas no kernel do Windows para melhorar o desempenho geral do sistema operacional e muito mais.
Além disso, o Windows 8.1 também terá suporte para aparelhos com telas menores que 10 polegadas, o novo recurso Assigned Access (antes conhecido como modo Kiosk) e o suporte para resolução de 1024 x 768 no recurso Snap View (que permite a execução de aplicativos lado a lado). O site oficial do Windows 8.1 é este.
Tudo indica que o build final do Windows 8.1 seja mesmo 9600. Desde o Windows Vista os builds finais precisam ser divisíveis por 16, pois os últimos 4 bits do build são utilizados para armazenar informações adicionais para uso interno da Microsoft. O build do Windows Vista foi 6000, o build do Windows 7 foi 7600 e o do Windows 8 é 9200.