No Windows 8 e versões anteriores, o usuário pode acessar o prompt de comando através do menu de contexto quando ele clica com o botão direito do mouse em uma pasta enquanto mantém a tecla shift pressionada:
Mas e o PowerShell? Se você quiser adicionar o PowerShell no menu de contexto do Windows 8, basta seguir os passos abaixo.
- Se você estiver na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse no canto inferior esquerdo e selecione Executar:
- Agora digite regedit e pressione Enter:
- Se você estiver na tela inicial, basta digitar regedit e clicar em regedit.exe:
- Com o Editor do Registro do Windows 8 aberto, navegue até a seguinte chave:
HKEY_CLASSES_ROOT\Directory
- Agora, clique com o botão direito do mouse na subchave shell e crie uma nova chave chamadapowershell:
- Com a chave powershell criada, agora é necessário alterar seu valor padrão. Faça isso clicando com o botão direito do mouse em Padrão e escolhendo a opção Modificar:
- Agora daremos um nome ao item que será exibido no menu de contexto. Use algo como Abrir PowerShell Aqui:
- Agora clique com o botão direito do mouse no espaço em branco como mostrado abaixo e crie uma nova chave chamada command:
- Agora vamos alterar o valor padrão da chave command. Clique com o botão direito mouse emPadrão, escolha a opção Modificar e utilize o seguinte valor:
C:\\Windows\\system32\\WindowsPowerShell\\v1.0\\powershell.exe -NoExit -Command Set-Location -LiteralPath ‘%L’
IMPORTANTE: Se seu Windows 8 estiver instalado em outro local ou se você usa uma versão diferente do PowerShell, ajuste o valor acima se necessário.
- Agora quando você clicar com o botão direito do mouse em uma pasta enquanto mantém a tecla shift pressionada, você verá a opção para abrir o PowerShell:
Lançado em 26 de outubro de 2012, o novo sistema operacional da Microsoft, que já ultrapassou a marca de 100 milhões de licenças vendidas, trouxe diversas novidades visando melhorar a experiência dos usuários em portáteis como tablets e laptops.
O Windows 8 traz uma nova interface otimizada para telas sensíveis ao toque e sua nova tela inicial substituiu o bom e velho menu Iniciar. Uma das vantagens é a atualização dinâmica das informações exibidas na tela graças aos Live Tiles (ou blocos dinâmicos).
O novo sistema operacional também inclui suporte para tecnologias como USB 3.0, inicialização segura via UEFI, sincronização de informações entre diferentes aparelhos (caso o usuário utilize uma Conta da Microsoft para se logar) e possui sua própria loja de aplicativo (Windows Store).
Ele também traz novos recursos como um cliente de virtualização integrado (Hyper-V), assim os usuários podem criar e executar máquinas virtuais sem precisar de softwares de terceiros e o Windows To Go, que permite a execução do sistema operacional a partir de um pendrive USB, por exemplo.
Saiba mais sobre o Windows 8 clicando aqui.